Durante anos, sonhos de meus dentes quebrando, afrouxando ou caindo atormentaram meu sono. Meus entes queridos sempre sonharam em voar, se atrasar para a escola ou para o trabalho. A notícia é do R7.
Estes não são pesadelos típicos, que geralmente acontecem uma vez. Eles são alguns dos sonhos recorrentes mais comuns, que tendem a ser negativos e podem dar algum trabalho para serem superados.
“Os sonhos recorrentes são mais prováveis de serem sobre experiências de vida muito profundas ou apenas problemas de lógica de caráter que são garantidos para se repetir na vida desperta porque eles são parte de você, em vez de um evento único”, disse a pesquisadora de sonhos Deirdre Barrett, professor de psicologia no departamento de psiquiatria da Harvard Medical School.
Como nossos sonhos normalmente não se repetem, basta sonhar a mesma coisa duas ou mais vezes para que seja considerado recorrente, disse Barrett.
Eles são mais comuns na infância, mas podem durar até a idade adulta. E os sonhos recorrentes nem sempre acontecem próximos uns dos outros – eles podem aparecer várias vezes por mês ou anos, disse Barrett.
Os sonhos recorrentes podem ser sempre os mesmos, ou podem apenas reciclar os mesmos tipos de cenários ou preocupações, dizem os especialistas.
“É difícil avaliar a prevalência de sonhos recorrentes porque não é algo que acontece regularmente para a maioria das pessoas”, disse o psicólogo clínico Dr. Nirit Soffer-Dudek, professor sênior do departamento de psicologia da Universidade Ben-Gurion do Negev em Israel, via e-mail.
“E quando as pessoas são questionadas sobre sonhos passados em suas vidas, elas podem ser influenciadas por distorções de memória, interesse em sonhos (ou falta deles) ou outros fatores.”
Independentemente disso, vale a pena investigar qualquer coisa que surja repetidamente, disse o especialista em medicina do sono, Dr. Alex Dimitriu, fundador da Silicon Psych, uma clínica de psiquiatria e medicina do sono em Menlo Park, Califórnia.
“As pessoas têm esse tipo de abordagem improvisada com coisas que são desconfortáveis ou indutoras de medo, e acho que os sonhos são, de certa forma, da mesma maneira”, disse Dimitriu.
“Como psiquiatra, estou inclinado a dizer que há alguma mensagem que pode estar tentando ser transmitida a você. E a resposta, então, pode ser descobrir o que é isso. E eu acho que quando você fizer isso, você pode colocar a coisa para descansar. Veja como descobrir o que está desencadeando seus sonhos recorrentes.”
O que há em um sonho?
Para alguns sonhos recorrentes, a mensagem é direta – se você sonha repetidamente em se atrasar para a escola ou para o trabalho, provavelmente está apenas nervoso por não estar preparado para essas coisas.
Mas outros, apesar de serem comuns, podem não ter um significado universal, exigindo que você faça um exame de consciência para aprender mais.
“Na interpretação, realmente não acreditamos que existam símbolos universais, mas que (é) o tipo de sistema de símbolo pessoal de um indivíduo e suas associações a algo”, disse Barrett.
Além do despreparo, outros temas comuns de sonhos recorrentes incluem constrangimento social, sentimento de inadequação em comparação com os outros e perigo na forma de acidentes de carro ou desastres naturais, disseram Barrett e Dimitriu.
Algumas pessoas têm sonhos que giram em torno da ansiedade do teste, mesmo que não estejam na escola há anos, disse Barrett.
Isso pode refletir um medo geral do fracasso ou uma sensação de ser julgado por figuras de autoridade.
Os sonhos de perda ou dano dentário podem ter a ver com a perda de outra coisa em sua vida, sentimentos de desesperança ou desamparo ou problemas de saúde. Ao se deparar com um sonho recorrente, pergunte-se qual poderia ser a mensagem, disse Dimitriu.
“Eu definitivamente acho que é bom fazer a interpretação informal dos sonhos, sozinho ou com uma pessoa próxima e confiável que pode apenas ver coisas para questionar que você não vê”, disse Barrett.
Pessoas com transtorno de estresse pós-traumático ou ansiedade são mais propensas a ter sonhos recorrentes, especialmente aqueles com natureza ansiosa, disse Dimitriu.
Um sonho de PTSD decorre de um trauma tão grave que continua voltando como um pesadelo.
“O cérebro está tentando resolver algo e colocá-lo para descansar”, acrescentou. Mas “em pessoas com PTSD, seus sonhos são tão vívidos que os acordam do sono. E isso se torna o problema porque o sonho nunca é processado… E é por isso que se repete – é um trabalho inacabado.”
Às vezes, sonhos recorrentes também podem apontar para fontes biológicas.
“Pessoas com apnéia do sono relatam sonhos de afogamento, sufocamento, ondas gigantes, falta de ar, estar debaixo d’água ou sufocar”, disse Dimitriu, quando na verdade estão experimentando interrupções respiratórias por causa de sua condição.
Também pode haver gatilhos ambientais, como um alarme de carro na rua ou uma torneira pingando, acrescentou, que podem desencadear sonhos com imagens dessas coisas.
Como enfrentar
Uma vez que você tenha uma noção melhor de quais são suas preocupações, escrever sobre elas antes de dormir pode ser útil para aliviar os sonhos negativos recorrentes e o estresse em geral.
“Para meus pacientes e para mim, o registro no diário é uma ferramenta muito poderosa”, disse Dimitriu.
Meditar também pode ajudar.
Quando você sabe qual é o medo por trás do seu sonho, Dimitriu recomendou processá-lo por meio de um método de três colunas usado na terapia cognitivo-comportamental:
A terapia de ensaio de sonhos, também conhecida como terapia de ensaio de imagens, pode ser eficaz tanto para sonhos quanto para pesadelos recorrentes.
Essa abordagem envolve escrever em detalhes os elementos narrativos do sonho e depois reescrevê-lo para que termine positivamente.
Logo antes de adormecer, você definiria a intenção de sonhar novamente dizendo em voz alta: “Se ou quando eu tiver o início do mesmo pesadelo, poderei, em vez disso, ter esse sonho muito melhor com um resultado positivo”.
Se seus sonhos recorrentes estão deixando você estressado ou infeliz, causando outros sintomas ou começando a prejudicar sua capacidade de funcionar regularmente, é hora de procurar ajuda profissional, dizem os especialistas.
Pode haver outro motivo
Pode haver outra razão pela qual os sonhos recorrentes também podem resultar de má higiene do sono, disse Soffer-Dudek.
“Muitas coisas estranhas acontecem durante a noite, quando as pessoas são privadas de sono, bebem cafeína muito tarde, bebem álcool muito tarde, trabalharam muito tarde ou dormiram quatro horas na noite passada porque ficaram acordadas até tarde”, disse.
“O núcleo fundamental e a base da vida saudável dos sonhos começam com um sono saudável.”
Dimitriu também recomendou limitar as distrações que interferem no seu tempo para refletir e processar, como passar um tempo desnecessário no telefone ou sempre preencher o silêncio.
Quando sua mente está sempre ocupada, “o que acontece é que todo esse processamento tem que acontecer em algum lugar”, disse. “Portanto, agora há mais pressão para que isso aconteça na vida dos seus sonhos.”
Deixe o seu comentário
O seu endereço de email não será publicado