Espaço do Sebrae na 29ª Fiart vai destacar tipologias tradicionais e remanescentes
Os artesãos potiguares se preparam para a 29ª edição da Feira Internacional de Artesanato (Fiart), que começa no dia 19 de janeiro. Em 2024, o Sebrae no Rio Grande do Norte terá novamente um espaço para destacar o melhor do que é produzido em termos de manualidades no estado. Representantes de 16 grupos produtores de todas as regiões do estado estarão expondo para comercialização peças em diversas tipologias. Uma das novidades é o enfoque dado a tipologias que correm risco de se extinguirem. O trabalho de grupos que participam da ação inédita de consultoria especializada na área de Resgate de Tipologias, aplicada entre 72 artesãos de cinco cidades do estado. A 29ª Fiart será realizada entre os dias 19 e 27 de janeiro, no Centro de Convenções de Natal.
O visitante poderá encontrar no Espaço do Sebrae na Fiart uma diversidade de peças utilitárias e decorativas em tipologias variadas, como bordados, arte em crochê e em MDF, pintura em materiais reciclados, cerâmica e fibras. Serão 11 artesãos que tiveram as peças selecionadas por meio de edital de curadoria. Todos os trabalhos inscritos passaram por uma avaliação levando em conta critérios, como criatividade, originalidade, referência à cultura popular, linguagem própria, tradição, inovação, expressão, contemporânea e apresentação do produto. 11 trabalhos melhores avaliados foram escolhidos para compor o acervo do espaço, durante o evento.
O Sebrae também pretende chamar a atenção do público para a questão de artes que estão desaparecendo do meio artesanal do Rio Grande do Norte. O Sebrae vai levar à principal feira de artesanato do Nordeste exemplares de peças, oriundas de grupos produtores que atuam com artes remanescentes. São 72 grupos produtores de cinco cidades potiguares.
A expectativa é que cada um dos expositores do espaço tenha um faturamento de pelo menos R$ 6 mil cada, durante os dias da Fiart. Expectativas são o que não falta para a artesã Delza Medeiros, uma veterana em participações na feira. A cada ano ela se prepara para ampliar a produção voltada para o principal evento de artigos artesanais do Rio Grande do Norte.
SEBRAE RN
Deixe o seu comentário
O seu endereço de email não será publicado