A espera acabou. Fernando Marchiori é o novo treinador do Náutico. Aos 43 anos, o paulista chega para substituir Dado Cavalcanti, demitido pelo alvirrubro no dia 15 de maio. No período entre técnicos, o Timbu chegou a ser comandado em duas oportunidades por Otávio Augusto, treinador do Sub-20, que venceu o Floresta por 3 a 1 e empatou em 0 a 0 com o América, ambas as partidas nos Aflitos.
Procurado pelo Náutico logo após a demissão de Dado Cavalcanti, Marchiori sempre esteve na pauta da diretoria alvirrubra, mas o acerto acabou demorando mais do que o esperado. Com três acessos na carreira, incluindo o retorno do ABC à Série B, o treinador chega com o objetivo de repetir o feito, levando o Timbu novamente para a Segundona do futebol nacional.
Como jogador, Fernando Marchiori atuou como meio-campista. Revelado pela Portuguesa-SP, acumulou passagens pelo futebol espanhol e francês, além de ter atuado pela Seleção Brasileira Sub-20.
Sua carreira como treinador profissional começou em 2014, quando assumiu o Cuiabá e logo de cara venceu o Campeonato Mato-Grossense e a Copa Verde de 2015. Após um começo complicado na Série C, acabou sendo demitido e fez o restante da temporada no Maringá, do Paraná.
Em 2016, retornou ao Cuiabá, mas a passagem foi curta, com apenas 18 jogos. Logo depois, retornou ao Maringá, onde conquistou a segunda divisão do Campeonato Paraense, garantindo o acesso à elite do futebol estadual. Marchiori seguiu no clube até 2018, quando se transferiu para o Santo André, de São Paulo, onde novamente conquistou um acesso, desta vez ao vencer a Série A2 do Campeonato Paulista de 2019.
Antes de chegar ao ABC, em 2022, passou por Água Santa, Portuguesa, onde venceu a Copa Paulista de 2020 e garantiu a Lusa na Série D de 2021, e no Oeste. Pelo clube de Natal, seu primeiro trabalho no Nordeste, venceu o Campeonato Potiguar e conquistou seu terceiro acesso na carreira, levando o Elefante à Série B de 2022, terminando com o vice-campeonato da competição.
Em 2023, teve um grande início de trabalho com o ABC, levando o clube às semifinais da Copa do Nordeste, tendo eliminado o próprio Náutico nas quartas de final. Após um péssimo começo de Série B, acabou demitido do clube potiguar, onde disputou 65 jogos, conseguindo 30 vitórias e marcando 94 gols.
Deixe o seu comentário
O seu endereço de email não será publicado