Fifa adota novo protocolo para lidar com casos de racismo no futebol

16 de Maio 2024 - 15h38

A Fifa adotou um protocolo a ser utilizado no combate ao racismo no futebol. Em sua reunião anual, que acontece nesta semana na Tailândia, a entidade máxima do futebol irá orientar as suas 211 federações filiadas a inserir em seus códigos disciplinares artigos designados a descrever a conduta adequada em casos de injúria racial.

O protocolo inclui penas severas, como o encerramento da partida e a declaração de derrota ao time envolvido no ato de racismo, e a adoção de um gesto específico para alertar ao oficiais da partida sobre a ocorrência de insultos racistas.

O gesto deverá ser feito, em campo, pelo jogador e pelo árbitro, como forma de alertar a todos os presentes no estádio que o protocolo será iniciado imediatamente. Para sinalizar a ocorrência, jogadores e juízes deverão cruzar os braços na altura dos punhos com os dedos da mão esticados.

A Fifa pretende criar um painel formado por jogadores e ex-jogadores para aconselhar e monitorar a aplicação do novo protocolo nas 211 federações associadas à entidade.

Após apresentação do presidente da Fifa, Gianni Infantini, ao conselho da instituição, que aprovou a adoção do protocolo por unanimidade, o plano segue para o congresso para ser aprovado pelas associações filiadas.

METRÓPOLES

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado

Notícias relacionadas

Últimas notícias

Notícias relacionadas

Últimas notícias