[VÍDEO] Golpistas usam vozes de famosos com inteligência artificial para vender produtos inexistentes
Uma nova modalidade de golpes tem tomado conta da internet. Agora, os criminosos usam vozes de famosos, com o suporte da inteligência artificial, para anunciar produtos inexistentes. Já é possível ver a propagação em massa desse tipo de conteúdo, principalmente, nos vídeos patrocinados do Instagram.
Os produtos, quase sempre, são relacionados com atividades comuns dos famosos ou influencers. Como por exemplo no caso desse vídeo abaixo, que usa a voz do youtuber Peter Jordan, do canal Ei Nerd, com quase 14 milhões de inscritos, para anunciar um vídeo-game inexistente. Nas imagens, também há uma montagem feita com a voz do influenciador potiguar, Cremosinho, em um anúncio fake de suplementos.
A maioria dos golpistas usa o mesmo padrão: a "compra do produto" só pode ser concluída se houver o preenchimento de um cadastro com os dados pessoais do comprador. Além de causar um prejuízo financeiro, também é promovido um vazamento de informações.
O conteúdo é iniciado com um vídeo original da personalidade e, em seguida, é cortado para o anúncio do produto, com um link anexado. Se for observar com mais cautela, os perfis anunciantes são fakes, em sua grande maioria.
A prática já virou comum ser encontrada nas redes sociais. Por ter proliferação rápida e em vários perfis, os detentores das imagens originais não conseguem sequer obter um monitoramento mais eficaz relacionados a esses golpes.
Deixe o seu comentário
O seu endereço de email não será publicado