A governadora Fátima Bezerra, do PT, participou de uma reunião para debater o projeto da reforma tributária que tramita no Congresso Nacional. Esta foi convocada pelo deputado Aguinaldo Ribeiro (PP), relator da matéria, com integrantes do Consórcio Nordeste.
“Este é um tema imprescindível para o Brasil. O presidente da câmara, Arthur Lira, nos garantiu que a matéria será votada ainda no primeiro semestre”, comemorou a governadora Fátima.
Para a governadora, esse é um tema fundante. “Temos uma estrutura tributária arcaica, anacrônica, que penaliza os mais pobres, voltada principalmente para o consumo e não para renda. É preciso inverter essa lógica e simplificar essa estrutura”, avaliou a governadora.
Consórcio Nordeste
Esta foi a segunda vez que os governadores se reuniram na Paraíba este ano. Na primeira, em janeiro, eles assinaram a "Carta de João Pessoa", comprometendo-se com a formulação de um novo modelo de gestão fiscal, a reforma tributária e a criação de políticas públicas para o desenvolvimento regional.
Também foi estabelecida a criação de um Fundo de Desenvolvimento Regional que substitua os instrumentos vigentes da guerra fiscal.
Além de Fátima Bezerra, do Rio Grande do Norte, os governadores dos estados nordestinos são: Raquel Lyra (Pernambuco João Azevêdo (Paraíba); Paulo Dantas (Alagoas); Jerônimo Rodrigues (Bahia); Elmano de Freitas (Ceará); Carlos Brandão (Maranhão); Rafael Fonteles (Piauí); e Fábio Mitidieri (Sergipe).
Pelo governo do estado do RN, também estiveram presentes as secretárias e secretários Jaime Calado (SEDEC); Virgínia Ferreira (Gestão e Projetos Especiais); Aldemir Freire (SEPLAN); Alexandre Lima (SEDRAF); Íris Oliveira (SETHAS); e Hugo Fonseca (Coordenador de Desenvolvimento Energético da SEDEC).
Deixe o seu comentário
O seu endereço de email não será publicado