O ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Dmytro Kuleba, disse à CNN que os diplomatas do seu governo estão trabalhando com os representantes do Itamaraty para viabilizar uma visita do presidente Volodymyr Zelensky ao Brasil.
Segundo Kuleba, ele e o chanceler brasileiro Mauro Vieira receberam instruções de Zelensky e do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para organizar uma série de ações para ampliar as relações bilaterais.
As diretrizes foram estabelecidas durante o encontro entre os dois presidentes em Nova York, em setembro, às margens da Assembleia-Geral da ONU.
“Os chanceleres foram instruídos a trabalhar em novas iniciativas bilaterais e na organização de uma visita do presidente Zelensky ao Brasil. O presidente Lula também é bem-vindo para visitar a Ucrânia”, disse Kuleba.
Segundo ele, ainda não há uma data fechada para a viagem – que faria parte de um esforço do presidente Zelensky para se aproximar dos países do sul global, que não adotaram a mesma postura do mundo desenvolvido de apoiar totalmente o regime de Kiev no conflito.
O ministro ucraniano também afirmou que Kiev e Brasília estão se engajando em mais discussões sobre a guerra com a Rússia.
“O assessor especial para Relações Exteriores do Brasil, Celso Amorim, foi instruído a continuar participando de formatos relacionados ao avanço da fórmula de paz da Ucrânia proposta pelo presidente Zelensky.
Uma nova cúpula da paz está agendada e vai acontecer em Malta. Será realizada em breve e o Brasil confirmou sua participação, o que é um sinal da implementação dos acordos firmados pelos dois presidentes”, disse Kuleba.
CNN Brasil
Deixe o seu comentário
O seu endereço de email não será publicado