O Hospital Walfredo Gurgel, maior hospital da rede pública de saúde do Rio Grande do Norte, passa a funcionar com entrada de pacientes regulados a partir desta quarta-feira (15). Conforme anunciou a Secretaria Estadual de Saúde (Sesap), essa ação significa que a unidade irá receber os pacientes que forem cadastrados anteriormente em uma central de regulação, que vai distribuí-los de acordo com a gravidade e prioridade de atendimento.
O Walfredo é voltado para pacientes clínicos graves e pessoas politraumatizadas. Vítimas de armas de fogo e armas brancas também são direcionados à unidade.
De acordo com a Sesap, a Grande Natal gera um grande número de atendimentos de casos de menor gravidade e sem regulação, que representam cerca de 50% dos pacientes recebidos na unidade, enviados pelas Unidades de Pronto-Atendimento e Unidades Básicas de Saúde (UBS). Conforme a pasta isso aumenta a demanda e provoca as superlotações do hospital, sobrecarrega os trabalhadores da unidade e inviabiliza qualquer planejamento estratégico.
Com a regulação, os pacientes agora devem procurar inicialmente os serviços de porta de entrada do sistema, como as unidades básicas de saúde e as Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs).
Deixe o seu comentário
O seu endereço de email não será publicado