Jornalista lança livro com histórias e estratégias da campanha eleitoral de 1960 em Natal
Quando se fala na campanha eleitoral de 1960, em Natal, de imediato muitas pessoas pensam nas passeatas com pessoas carregando bandeiras e galhos de árvores pelas ruas da cidade, dia e noite.
Não falta, também, quem recorde uma música ou um fato da campanha de Aluízio Alves contra Djalma Marinho pela cadeira do governador Dinarte Mariz e de Djalma Maranhão a prefeito da capital contra o deputado Luiz de Barros.
“Mesmo quem não viveu aquela época ou nem tinha nascido, como é o meu caso, sabe que um dia houve uma campanha eleitoral tão inovadora que mudou para sempre o jeito de se conquistar o voto do eleitor potiguar”, observa o jornalista e pesquisador Ciro Pedroza.
Foi essa importância para a história do marketing político brasileiro que motivou a pesquisa de mestrado realizada por Ciro na Escola de Comunicação e Artes, da Universidade de São Paulo (USP), que agora virou livro.
Ao longo das 162 páginas, Ciro descreve os bastidores da campanha com base em rigorosa pesquisa bibliográfica, análise de documentos e jornais da época e entrevistas reveladoras com personagens importantes.
O jornalista ouviu o depoimento do próprio Aluízio Alves, de Eugênio Neto, Moacyr de Gois, Cassiano Arruda Câmara, da compositora Jacira Costa e de Pedro Alencar, responsável pelas pesquisas de opinião da campanha.
Ele também ouviu depoimentos de membros da Cruzada da Esperança, da campanha de Djalma Marinho e de Djalma Maranhão, como José Ribamar de Oliveira, uma espécie de lugar tenente do prefeito.
Além de reunir várias histórias, para ajudar a contextualizar as estratégicas adotadas de parte a parte durante a campanha, Ciro Pedroza também destaca pontos decisivos para o resultado da eleição.
Para ele, a campanha de 60 estabeleceu um novo modelo para se fazer campanha, “que continua atualíssimo e, desde então, vem sendo copiado e replicada a cada eleição de forma intuitiva”.
G1 RN
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