Lula afirma que big techs usam dados ‘sem pedir licença e sem pagar imposto’
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta terça-feira (30) que as plataformas de redes sociais reúnem dados “sem pedir licença e sem pagar imposto”. A declaração foi dada durante agenda em que recebeu o primeiro Plano Brasileiro de Inteligência Artificial.
“E eu fico pensando: se essa coisa é tão boa, por que é artificial? Por que é artificial se pode ser manipulada pela inteligência humana? No fundo, é inteligência humana que pode aperfeiçoá-la. Porque nada mais é do que fazer a coletânea de todos os dados, e nós temos as big techs que fazem isso, sem pedir licença e sem pagar imposto. E ainda cobram dinheiro e ficam ricas por conta de divulgar coisas que não deveriam ser divulgadas”, afirmou Lula.
Em outro momento, Lula defendeu que a inteligência artificial gere emprego. “Eu fico muito assustado quando vejo uma matéria no jornal dizendo que a inteligência artificial pode causar 16 milhões de desempregados. Ora, se for para isso, eu não quero. Que coisa é essa tão importante que vai causar prejuízos para sociedade? A nossa inteligência artificial tem que ser inteligente. E fazer dela uma fonte de fazer com que gere emprego nesse país”, defendeu o presidente.
O Plano Brasileiro de Inteligência Artificial é distribuído em cinco eixos: infraestrutura e desenvolvimento; difusão, formação e capacitação; inteligência para melhoria dos serviços públicos; inteligência para inovação empresarial e apoio ao processo regulatório e de governança.
R7
Deixe o seu comentário
O seu endereço de email não será publicado