Lula diz a Macron que Brasil quer conhecimento de tecnologia nuclear, mas não para fazer guerra
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta quarta-feira (27) ao presidente francês, Emmanuel Macron, que o Brasil quer conhecimentos da tecnologia nuclear não para fazer guerra, mas sim para garantir o recurso a todos os países que querem a paz. O petista anunciou a criação do Comitê Bilateral de Armamento, em conjunto com o governo francês. As declarações foram dadas durante do lançamento ao mar do Tonelero, um submarino convencional de propulsão diesel-elétrica, na Base Naval de Itaguaí (RJ).
"Quando terminar a nossa conversa amanhã, volte para a França e diga aos franceses que o Brasil está querendo os conhecimentos da tecnologia nuclear não para fazer guerra. Nós queremos ter os conhecimentos para garantir a todos os países que querem paz, que saibam que o Brasil estará ao lado de todos, porque a guerra não constrói, a guerra destrói...,afirmou lula.
Lula anunciou a criação do Comitê Bilateral de Armamento em conjunto com o governo francês. Ambos os líderes concordaram em ampliar os esforços com foco no desenvolvimento de sinergias e promoção de maior equilíbrio no comércio de produto de defesa.
O presidente brasileiro e Macron lançaram o submarino Toneleiro ao mar. O equipamento tem 71 metros de comprimento e possui deslocamento submerso de 1.870 toneladas.
O Brasil e a França conversam sobre uma possível cooperação na oferta de combustível do primeiro submarino brasileiro convencionalmente armado com propulsão nuclear.
O submarino armado com propulsão nuclear passou a ser oficialmente projetado em 2008, com a assinatura do Prosub (Programa de Desenvolvimento de Submarinos), criado por meio de parceria estabelecida entre Brasil e França. O decreto que estabeleceu o programa prevê que o apoio francês ao Brasil será restrito à concepção e à construção "da parte não-nuclear" do submarino.
Os dois países cogitam renegociar esse trecho do decreto.
R7
Deixe o seu comentário
O seu endereço de email não será publicado