Manchester City bate Inter e conquista Champions pela primeira vez

10 de Junho 2023 - 18h14

O Manchester City é o mais novo campeão da Champions League. Neste sábado (10), no Estádio Olímpico Ataturk, em Istambul, o time de Pep Guardiola bateu a Inter de Milão por 1 a 0, com gol do volante Rodri, e acabou com a espera pelo sonhado título do maior torneio de clubes do planeta. Com a conquista, os Citizens entrou para o seleto grupo dos campeões da Champions League.

Campeão europeu, o Manchester City tem oportunidade agora de disputar o Mundial de Clubes pela primeira vez. Neste ano, o torneio será na Arábia Saudita - o representante da América do Sul ainda não foi definido. Comandante da equipe inglesa, o histórico e vencedor Pep Guardiola consquistou o terceiro título da Liga dos Campeões na carreira.

A grande final da Champions League começou com posse do Manchester City. Aos cinco, Bernardo Silva invadiu a área da Inter e tentou o ângulo de Onana, mas o chute saiu pelo lado. Depois de um início melhor, o time de Pep Guardiola viu a equipe de Simone Inzaghi equilibrar o jogo.

Com forte marcação no campo de ataque, a Inter de Milão passou a incomodar o City. Pressionando bastante o time inglês, os italianos forçaram erros do time de Pep Guardiola. Em uma delas, Barella aproveitou saída errada do brasileiro Ederson e bateu de primeira, pelo lado. 

Na sequência, os Citizens conseguiram a melhor chance do primeiro tempo. De Bruyne serviu Haaland, que ganhou na marcação e parou em boa defesa de Onana. Dois minutos depois, foi a vez de De Bruyne arriscar para mais uma defesa do goleiro da Inter - o meia belga sentiu um desconforto após o chute.

Não demorou muito tempo para a situação do craque do City se agravar. De Bruyne tentou cruzar para área e, no lance, pediu para ser substituído - esta foi a segunda vez que o craque deixou uma final de Champions por lesão. Pep Guardiola colocou o jovem Phil Foden na vaga do belga.

Com muito equilíbrio, a reta final do primeiro tempo não teve novas oportunidades. O City até seguiu com a bola, mas a defesa da Inter impediu que o time inglês criasse situações de gol. A etapa inicial terminou com o placar em 0 a 0. 

A decisão voltou do intervalo com entradas fortes, e o polonês Szymon Marciniak foi deixando o jogo correr, sem marcar muitas faltas. Aos 11, o técnico Simone Inzaghi colocou o atacante Lukaku no lugar de Dzeko. No minuto seguinte, Akanji deixou mal para Ederson, e Lautaro Martínez não conseguiu aproveitar a oportunidade ao sair sozinho com o goleiro brasileira pela frente.

Depois do lance, o Manchester City conseguiu retomar o domínio da partida. Aos 22 minutos, Bernardo Silva foi lançado por Akanji e invandiu a área; o português tentou cruzar, mas a bola desviu na defesa da Inter e sobrou para o meio, perfeita para o volante Rodri, que chegou com tudo para chapar no canto de Onana: 1 a 0 para o Manchester City. 

A Inter de Milão não esperou o tempo passar e respondeu rápido. No lance seguinte, Dimarco ganhou sobra na área e cabeceou no travessão. No rebote, o ala-esquerdo ainda tentou de cabeça, mas a bola bateu no colega Lukaku e foi afastada pela defesa inglesa. Em desvantagem, o técnico da Inter sacou Demfries e Baston e levou Bellanova e Gosens a campo - com a entrada do lateral-esquerdo alemão, o ala Dimarco recuou para a zaga.

Aberta, a decisão viu outra grande chance na sequência. Aos 32, Phil Foden fez grande jogada individual, mas, na hora de concluir, bateu fraco na saída de Onana. Em desespero, a Inter de Milão passou a fazer ligações diretas para o campo de ataque. Em um dessas tentativas, o goleiro Ederson fez uma defesa inacreditável em cabeçada de Lukaku, aos 43 do segundo tempo. No último minuto, o brasileiro ainda defendeu mais uma grande cabeçada.

No apito final de Szymon Marciniak, o Manchester City pôde escrever história. O clube inglês é o mais novo campeão da Champions League. 

FICHA TÉCNICA

MANCHESTER CITY 1 x 0 INTER DE MILÃO

Local: Estádio Olímpico Ataturk, Istambul - Turquia
Data: 10/06/2023
Árbitro: Szymon Marciniak (POL)
Assistentes: Pawel Sokolnicki (POL) e Tomasz Listkiewicz (POL)
VAR: Tomasz Kwiatkowski (POL)
Cartões amarelos: Haaland e Ederson; Barella, Brozovic, Onana e Lukaku.
Gols: Rodri, aos 22 do primeiro tempo

MANCHESTER CITY: Ederson; Akanji, Stones (Walker), Rúben Dias e Aké; Rodri, De Bruyne (Phil Foden) e Gundogan; Bernardo Silva, Haaland e Grealish  Técnico: Pep Guardiola.

INTER DE MILÃO: Onana; Darmian (D'Ambrosio), Acerbi e Bastoni (Gosens); Dumfries (Bellanova), Barella, Brozovic, Çalhanoglu (Mkhitaryan) e Dimarco; Lautaro Martínez e Dzeko (Lukaku). Técnico: Simeone Inzaghi.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado