O ministro Camilo Santana afirmou, nesta quinta-feira (13), que o Ministério da Educação (MEC) prepara um programa para construir “círculos de paz” nas escolas. A medida, de acordo com o titular da pasta, é discutida com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
“Nós já temos experiências em algumas escolas e estados nesse país, e queremos apresentar uma indução financeira e técnica para as escolas brasileiras, para que a gente possa criar esse mecanismo em cada escola desse país”, explicou Camilo em entrevista ao GloboNews.
O ministro acrescentou que apresentará a proposta nesta quinta-feira a secretários estaduais e municipais de Educação. Ele explicou que a iniciativa aplicaria os princípios da mediação de conflitos e da justiça restaurativa.
Junto a outros ministérios, como Justiça e Direitos Humanos, o MEC participa de grupo de trabalho sobre as ameaças de ataque às escolas. “O papel dessa comissão, que foi criada por decreto presidencial, é nós apresentarmos um Plano Nacional de Enfrentamento à Violência nas Escolas”, lembrou.
Camilo ressaltou que sugeriu para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) reunir governadores, prefeitos, representantes da Justiça, do Congresso Nacional e da sociedade para discutir o problema. “Para que a gente possa fazer uma grande mobilização, dentro do papel de cada ente, para que a gente possa vencer esse problema enfrentado nesse momento, que não é fácil. Isso é o reflexo da sociedade que nós estamos vivendo, que vem estimulando nos últimos anos a violência, a intolerância, o medo, o armamento, o problema da falta do controle das nossas plataformas digitais”, alertou o titular da Educação.
Deixe o seu comentário
O seu endereço de email não será publicado