Falar um pouco de tática. Vi gente dizendo que o Globo jogou nos contra-ataques no segundo tempo e que a partida foi "lá e cá". Cada um ver um jogo, isso ée próprio do futebol subjetivo. Quando vi as escalações de Globo e América, as diferenças de características de lado a lado, imaginei que o Leandro Sena fizesse a mesma leitura que fiz.
Entendam: o Jaleson vinha Ramon, Hítalo, Hiltinho, com Anderson e Nino, um de cada lado do campo. Era evidente, pois Nino e Anderson são meias atacantes e não atacantes de beirada, que o seu time concentraria forças, andaria sempre com quatro, cinco homens no meio para vencer esse duelo.
Sena não viu ou apostou mais na sua força de ataque. Porque seu time entrou com dois volante - Juninho fixo e Araújo um pouco mais solto - e somente o Téssio na armação real das jogadas. Depois até me surpreendi com o Araújo andando do lado de Juninho no começo e só se soltando depois.
Mesmo jogando assim, talvez tirando proveito da "moral baixa" do Águia, afinal vinha de derrota em casa para o Potiguar, o rubro foi melhor nos minutos iniciais da partida. Depois o Globo cresceu, passou a ter posse dominar o espaço que imaginei que dominaria. Tomou o gol, mas continuou da mesma forma e chegou ao empate ainda no primeiro tempo. Talvez tenha sido o gol salvador, pois perdendo, voltaria mudado no intervalo, errado, e o América reforçaria a pegada no meio-campo. Nada mudou.
Aí sim, foi o Globo que continuou comandando as ações e por detalhes, erros pequeninos nos últimos passes, por muito pouco mesmo já não tinha passado à frente quando marcou o segundo gol. Era muito dominante. Sena tentou mudar, fez entrar Mayco Félix (perdeu a chance do empate assim que entrou), dobrou ataque pela direira, pela esquerda, mas de nada adiantou.
O Jaelson Marcelino, fez entrar João Aleluia que ainda aprontou para cima da defesa do América, no finalzinho reforçou a pegada no meio para segurar o placar e conseguiu. O Globo de parabéns pois realizou uma grande partida e voltou para a briga pelo returno.
Anderson, Hiltinho, Nino, Ramon, Hítalo e o goleiro Mizael foram os grandes destaques do Globo na vitória convincente diante do América. Aderson, disparado, o melhor em campo. No América, a decepção ficou por conta da atuação apagada dos atacante Thiaguinho e Luiz Henrique. Wallace Pernambucano e toda a defensica rubra, apesar da derrota, se saíram muito bem.
Deixe o seu comentário
O seu endereço de email não será publicado