Em gesto para tentar distensionar a relação com militares, o novo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, agendou para o dia 23, às 15h30, encontro com o ministro da Defesa, Paulo Sergio Nogueira. A notícia é da CNN Brasil.
A ideia é que esse encontro ocorra apenas entre os dois ministros, sem, portanto, a participação de técnicos da Defesa e do TSE. Moraes tomou posse à frente da Corte eleitoral na última terça-feira.
Há uma expectativa dentre militares de que Alexandre possa acatar algumas das sugestões defendidas pelos militares para aperfeiçoamento da urna. Isso porque, segundo fontes militares, Moraes seria mais habilidoso politicamente e tem mais intimidade com o universo militar pois foi secretário de Segurança Pública de São Paulo e ministro da Justiça.
O encontro é simbólico porque a relação entre militares e o TSE se desgastou nos últimos meses quando a corte ficou sob o comando de Luís Roberto Barroso e Edson Fachin.
Neste período, militares apresentaram diversas sugestões para o que consideram um aperfeiçoamento do sistema eleitoral. Elas foram feitas dentro do Comitê de Transparência Eleitoral, colegiado criado pelo TSE para debater melhorias no sistema eleitoral brasileiro.
Deixe o seu comentário
O seu endereço de email não será publicado