O MPT (Ministério Público do Trabalho) do Maranhão está apurando uma denúncia sobre funcionários do Outback estarem se ajoelhando para atenderem clientes nos estabelecimentos. A rede alega que isso não era obrigatório e extinguiu o ato.
O MPT disse que vai requisitar e oficializar os envolvidos para obter mais informações. Com as apurações, o órgão diz que poderá optar por instaurar um inquérito civil ou arquivar o caso.
O vídeo com o depoimento de uma advogada está repercutindo em redes sociais. Ela afirmou que funcionários da rede a atenderam se ajoelhando. Segundo a advogada, a funcionária alegou que a ação seria uma "norma do Outback" e ela teria aprendido que deveria atender "no alcance do olhar do cliente".
A empresa disse ao UOL que "nunca obrigou que os colaboradores ficassem de joelhos no atendimento aos clientes". A rede explicou que os atendentes olharem os clientes na altura dos olhos, se abaixando ou sentando na mesa, sempre foi uma ação "opcional".
A prática foi extinta em todas 141 unidades da rede no Brasil, inclusive na loja da denúncia, em São Luís do Maranhão, que receberá "orientação sobre o atendimento operacional."
"Reforçamos também que estamos pautados pelo Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional e os nossos restaurantes estão em plena conformidade com as normas de segurança do trabalho e segurança ocupacional, o que garante um ambiente seguro e sem risco às nossas pessoas. Temos compromisso e seriedade na relação com nossos colaboradores e clientes, e reiteramos que esse é um dos pilares inegociáveis da nossa atuação."
Com informações de UOL
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