Natal sedia o maior evento do xadrez brasileiro

03 de Maio 2023 - 23h07

Mais de 250 enxadristas de 21 estados estão em Natal E a partir desta quarta-feira (3) iniciaram a disputa do Campeonato Brasileiro de Xadrez de base. A abertura do maior evento nacional da modalidade aconteceu às 13h, no salão Jacarandá, do Praiamar Hotel, em Ponta Negra.

Serão dois eventos simultâneos de 3 a 7 de maio valendo o título brasileiro nas categorias do Sub-6 ao Sub-20. Os melhores irão representar o Brasil nos campeonatos sul-americano, pan-americano e mundial.

Além da delegação do Rio Grande do Norte, estão em Natal os representantes de Alagoas, Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Maranhão, Sergipe, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Distrito Federal.

Vários campeões brasileiros participam do evento, entre eles Geovana Almeida/MG (categoria Sub-8) Kauan Salvagni/SC (Sub-12), Fernanda Clarissa/SC (Sub-12), Clara Dias/SC (Sub-14), Alexandre Kraither/RS (Sub-14) e que representou o Brasil no Mundial de Base, em 2022, na Romênia, além de Gabriela Yumi/SP (Sub-14), Luyse Acioli/AL (Sub-16) e Marina Miranda/CE (Sub-20).

DESTAQUES DO RN

Pelo Rio Grande do Norte está presente Enzo Magalhães, que foi medalha de bronze no Campeonato Brasileiro de 2022, na categoria Sub-16, e neste ano vem forte para brigar pelo título. O RN também conta com um representante do interior, é Raul Adelino, do município de Guamaré, que foi campeão dos JERNs e quarto lugar nos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs 2022), além do mestre nacional Giovanni Brandão, de Natal.

Promovido e organizado pela Confederação Brasileira de Xadrez, o campeonato brasileiro será dividido em Festival Nacional da Criança - FENAC, nas categorias Sub-6, Sub-8, Sub-10 e Sub-12, e o Festival Nacional da Juventude e Juvenil - FENAJ, nas categorias Sub-14, Sub-16, Sub-18 e Sub-20.

O presidente da CBX, Máximo Igor Macedo, natalense, revela que a competição repetirá o sucesso de 2022, quando mais de 200 participantes disputaram o título brasileiro."É a segunda vez que Natal vai sediar esse evento e tivemos mais de 200 inscritos,  repetindo o sucesso de 2022, com 21 estados participantes de todo o Brasil, com atletas usufruindo de toda a infraestrutura que o evento e a cidade oferecem", revelou o dirigente.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado