Os vereadores aprovaram na manhã desta terça-feira (21), em 1º turno, o novo Plano Diretor de Natal, em sessão extraordinária. Apenas três vereadores presentes votaram de modo contrário: Brisa Brachi (PT), Divaneide Basílio (PT) e Pedro Gorki (PCdoB).
Depois da aprovação em 1º turno, os vereadores passaram a discutir as propostas de emendas – que são sugestões de mudanças no texto original, enviado pela gestão do prefeito Álvaro Dias (PSDB).
Mais de 500 emendas serão discutidas pelos parlamentares, começando por cerca de 150 que são consensuais (tanto governistas quanto oposicionistas concordam com o texto). As emendas divergentes serão votadas na sequência. A previsão é que a votação se estenda até quinta-feira (23).
"Terça, quarta e quinta-feira as atenções da Casa estarão concentradas na abordagem do Plano Diretor, com sessões extraordinárias pela manhã e sessões ordinárias tarde e noite. Ou seja, teremos três dias de muito trabalho para entregar um texto qualificado e que proporcione desenvolvimento para a nossa cidade. Certamente, enfrentaremos divergências ao longo da jornada, todavia, acredito que tudo acontecerá com respeito, dentro da tecnicidade e do espírito democrático", disse o presidente do colegiado, vereador Aldo Clemente.
A líder da bancada governista, vereadora Nina Souza (PDT), falou sobre os esforços para consensualizar as emendas apresentadas à matéria. "Fizemos uma análise criteriosa de cada emenda para sabermos quais realmente tinham razão de existir, enquanto outras passaram por correções para serem encaminhadas. Então, isso ajuda a otimizar tempo, pois possibilita chegar no debate como muitas emendas consensuais e mais tempo para discutir as não consensuais. Cabe ressaltar, que essas emendas foram construídas ao longo do processo com a participação de todas as bancadas".
Por sua vez, o secretário de Meio Ambiente e Urbanismo de Natal, Thiago Mesquita, afirmou que a expectativa é para a formatação de um Plano Diretor antenado com o futuro da capital potiguar. "Foi dada voz a toda a sociedade civil organizada. Nossa avaliação de todo o processo é positiva e vemos que o que se concretiza na Câmara é o que se refletiu nas audiências, oficinas e conferências", disse o secretário.
Fonte: Portal Grande Ponto
Deixe o seu comentário
O seu endereço de email não será publicado