Número de novos postos do trabalho cresce 22% no Rio Grande do Norte em outubro

01 de Dezembro 2023 - 14h27

 Os pequenos negócios potiguares seguem mantendo um bom desempenho na geração de postos de trabalho no Rio Grande do Norte. Em outubro, de cada cinco novas vagas criadas, ao menos três foram geradas por micro e pequenas empresas. O estado finalizou o décimo mês do ano com um saldo de 2.257 empregos e os pequenos negócios respondem por cerca de 67% desse total. Mossoró foi o município que mais abriu novas frentes de trabalho durante o mês de outubro.

Isso é o que indica a edição deste mês do Mapa do Emprego do RN, publicação mensal elaborada pelo Sebrae no Rio Grande do Norte, que é baseada nos dados de outubro do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Esta edição do informativo aborda os números do mercado de trabalho formal em outubro e a quantidade de vagas acumuladas até o décimo mês do ano no Rio Grande do Norte.

O saldo de 2.257 empregos representa um aumento de 22 % no comparativo com outubro de 2022. Porém, se comparado com o mês anterior, houve uma redução de 48%, já que o volume de vagas abertas em setembro foi de 4.351 frentes de trabalho. Esse saldo, que é o sétimo maior entre os estados do Nordeste, é resultado de 14.551 desligamentos e 16.808 contratações, registrados no período.

O Mapa do Emprego revela ainda onde surgiram as novas oportunidades no mercado de trabalho formal do Rio Grande do Norte, ao elencar o ranking dos cinco municípios com maiores índices de contratações e de demissões. Em outubro, Mossoró foi a cidade que registrou o maior índice de novos postos de trabalho gerados, com 1.251 vagas abertas. Já Natal terminou outubro com um saldo de 357 empregos gerados, seguida de Parnamirim (291 vagas), Extremoz (80 vagas) e São Gonçalo do Amarante (79 vagas). Por outro lado, os municípios com maiores índices de encerramento de postos de trabalho foram Lajes (-125 vagas), Parelhas (-99 vagas), Serra do Mel (-77 vagas) e Areia Branca (-50 vagas).

Desempenho das MPE’s

Do volume de empregos criados, 1.512 deles foram abertos pelos pequenos negócios do estado, que, no comparativo com setembro de 2022, tiveram queda de 11% no volume de postos de trabalho gerados. No ano, o total acumulado pelo segmento chega a 17.778 vagas criadas no ano. No décimo mês do ano, as grandes empresas tiveram um bom desempenho e encerram o mês com 794 empregos criados, volume que é 124% superior ao mês igual de 2022. Já o saldo nas médias empresas foi negativo com 49 vagas fechadas.

Analisando a distribuição das vagas por atividades, o setor de serviços foi o que efetivou o maior número de contratações, empregando 1.110 trabalhadores. Já o comércio foi o segundo que mais empregou abrindo 423 novas vagas, seguido do setor agropecuário (280 vagas) indústria (225 vagas) e construção civil (219 vagas).

De janeiro a outubro, o Rio Grande do Norte acumula um total de 21.926 vagas criadas no ano, contra 44.150 empregos abertos no mesmo intervalo de 2022. Isso representa uma retração de 50%. Com o saldo de outubro, o estado soma mais de 480.260 pessoas empregadas no mercado de trabalho formal.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado

Notícias relacionadas

Últimas notícias

Notícias relacionadas

Últimas notícias