O Brasil possui uma das mais elevadas cargas tributárias do mundo. Segundo o IBPT (Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação) é necessário que o brasileiro trabalhe em média cinco meses e dois dias somente para pagar seus tributos. Ainda de acordo com a pesquisa, cerca de 41,80% do seu rendimento bruto é utilizado para pagar a tributação sobre seu rendimento, consumo, patrimônio, dentre outros.
Segundo a contadora Lidiane Amaral, cargas tributárias são todos os recursos extraídos dos cidadãos e das empresas, com a finalidade de financiar as ações governamentais. “A elevada carga tributária tem se tornado um grande empecilho no processo de empreender. Tudo porque no Brasil existem várias taxas, impostos, contribuições, em todas as esferas governamentais (Estado, Município, União), que oneram todas as atividades empresariais e interferem diretamente no lucro das empresas”, explica.
Para se ter uma ideia, a taxa de mortalidade das empresas com até dois anos de funcionamento corresponde a 24,4%, ou seja, uma em cada quatro novas empresas fecha até dois anos após a sua criação.
Quem deseja reduzir as despesas de sua empresa, é importante procurar ajuda de um profissional especializado em Planejamento Tributário. “O contribuinte tem o direito de estruturar o seu negócio da maneira que melhor lhe pareça, procurando reduzir os custos de seu empreendimento, inclusive dos impostos. A importância do planejamento tributário nas empresas gera economia aos cofres dos empresários”, explica Lidiane.
Com um planejamento tributário bem elaborado, a empresa consegue se alinhar de acordo com o melhor caminho, dentro das legislações tributárias existentes, que se encaixam a realidade de sua empresa, com a finalidade de reduzir o impacto desta carga tributária em seu lucro (redução de custo), possibilitando ter mais recurso para investir em seu negócio.
BOX:
Para o Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário, as finalidades principais do planejamento tributário são:
✓ Evitar a incidência do tributo: tomam-se providências com o fim de evitar a ocorrência do fato gerador do tributo.
✓ Reduzir o montante do tributo: as providências são no sentido de reduzir a alíquota ou a base de cálculo do tributo.
✓ Retardar o pagamento do tributo: o contribuinte adota medidas que têm por fim postergar (adiar) o pagamento do tributo, sem a ocorrência da multa.
Deixe o seu comentário
O seu endereço de email não será publicado