Panificadores potiguares criam rede para aumentar a competitividade dos negócios

19 de Dezembro 2023 - 14h33

Os empresários do segmento de panificação de Natal decidiram se unir para aumentar o poder de compra de insumos e fortalecer os estabelecimentos do setor com a criação da Rede Pão. O grupo compreende 20 empresas deste segmento, entre padarias, docerias e lanchonetes da capital. Atualmente, com o suporte do Sebrae no Rio Grande do Norte, esses empresários, juntos, buscam ampliar a competitividade desse tipo de negócio. Para isso, foi traçado um planejamento estratégico, que prevê uma série de ações a serem implementadas até agosto do próximo ano.

O reposicionamento da Rede Pão contou com o apoio do Sebrae no Rio Grande do Norte, que disponibilizou diversas consultorias para melhorar o sistema de associativismo e contribuiu para o desenvolvimento do planejamento estratégico, por meio da atuação do Projeto Setorial de Alimentos & Bebidas. Integram a Rede Pão a Doce Portugal, Fribapão, Hora do Pão, Jolie Patisserie, Loucos por Coxinha, Olga Pão de Queijo, Padaria Padoca do Bosque, Padaria Larissa, Padaria Pão Quente, Padaria São Felipe, Pão Petrópolis, Panificadora Ponta Negra, Quitanda e Pães, Sabor do Trigo, Villa Coxinha e Casa dos Salgados.

“A partir do momento em que se começa a fazer compras conjuntas, os fornecedores percebem o potencial que empresas têm juntas. O poder de barganha por melhores preços é maior, pois o volume de compras aumenta consideravelmente. Com compra coletiva e poder de negociação, esses empresários ganham mais competitividade no mercado e uma base de lucro melhor”, explica o gestor do projeto de Alimentos & Bebidas do Sebrae-RN, Horácio Barreto, sobre as vantagens da cooperação./>

Horácio Barreto lembra que instituições, como a Federação das Indústrias do Estado – Fiern e o Sebrae, passaram a dar um suporte à Rede Pão, oferecendo diversas consultorias tecnológicas nas áreas de branding, comunicação visual e marketing digital. Uma empresa de consultoria foi contratada para acompanhar o grupo e desenvolver um plano de ação para o setor. “Essas consultorias foram necessárias para preparar esse grupo de empresas para participar de uma central de compras, que é uma ação do Sindicato da Panificação. Eles reuniram um grupo de sindicalizados, que tem o mesmo perfil de empresas e criaram a central de compras”.

Menores preços e melhor qualidade

De acordo com o presidente do Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria do Estado do RN (Sindipan), Ivanaldo Maia, a formação de uma central de compras possibilita uma redução média entre 30% e 40 % nos valores da compra de produtos e insumos. O volume de compras feitas pelo grupo chega a R$ 10 milhões por ano.

“Atualmente, temos o apoio do Sebrae que nos ofertou consultoria. Juntos com a Fiern e o Sebrae, estamos desenvolvendo um trabalho para constituirmos o nosso estatuto e vamos contratar consultoria para criar o regimento interno. Estamos convidando novos associados que desejarem integrar-se ao grupo para depois iniciarmos essa formalização’, diz o presidente.

Segundo o o diretor-presidente da Rede Pão RN, Evandro Galdino., o sucesso da Rede Pão também inspira empreendedores de outras regiões do estado. “O sindicato de Mossoró também está pretendendo implantar a sua central de compras. Esse é um modelo exitoso”, ressalta.

“A consultoria está dando suporte dentro dessa área [associativismo], que garante o andamento da rede. Todo o trabalho está baseado na experiência do consultor. Ele tem expertise com grandes redes aqui do Nordeste. Estamos melhorando e até fomos convidados para participar da Convenção da Associação Brasileira da Indústria de Panificação, em São Paulo”, revela o diretor-presidente da Rede Pão RN, Evandro Galdino.

Para o gestor da Rede Pão RN, Luiz Alfredo Barbosa, essa união em prol do fortalecimento do setor traz reflexos para a economia. “Temos fornecedores de outros estados, porém, damos prioridades aos fornecedores do RN, justamente pensando no desenvolvimento da economia local“, pontua. Segundo o gestor, a Rede Pão detém uma carteira com mais de 100 fornecedores cadastrados, que são acionados semanalmente para cotação de cerca de 200 itens. ”A gente está unido, mesmo sendo concorrentes, sempre em busca de manter a qualidade com o menor preço”.

Plano de fortalecimento

O plano de ação prevê a implantação de um sistema de gestão de compras centralizadas, que visa reduzir os custos nas compras dos insumos, além do planejamento financeiro deste ano e a criação de estatutos para implantação dos centros de distribuição. Além disso, a ideia é realizar um estudo dos acordos comerciais e elaborar um plano de marketing de divulgação.

A Rede Pão também pretende contribuir para aumentar a transformação digital nesses tipos de empreendimento com a formação de Núcleo Digital, cujo intuito é desenvolver habilidades e estratégias entre os empresários para atuação das empresas também no ambiente virtual. Ao todo o plano contempla 20 ações, programadas para o segundo semestre deste ano e ao longo do próximo ano, sendo concluído em agosto de 2024.

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