Por que jovens chineses estão deixando seus empregos e fazendo “festas de demissão”

05 de Outubro 2023 - 19h18

Por que jovens chineses estão deixando seus empregos e fazendo “festas de demissão”.

No dia em que Liang se demitiu do seu emprego como bancário na província chinesa de Zhejiang, seus amigos deram uma festa no estilo dos rituais tradicionais de casamento.

Os amigos, que também haviam deixado seus empregos, prenderam uma flor no peito de Liang com uma faixa que de maneira contundente dizia que eles haviam se “livrado” do trabalho.

Nos convites da festa lia-se: “Espero que comam bem e bebam bem, fujam da amargura o mais rápido possível”.

Contudo, Liang – pseudônimo que será utilizado por motivos de privacidade – disse que ficou mais feliz desde que pediu demissão em maio, um sentimento compartilhado online por muitas outras pessoas em circunstâncias semelhantes.

Centenas de publicações sobre festas de demissão espalharam-se nas redes sociais chinesas este ano, à medida que o país vem deixando para trás as medidas de isolamento da pandemia e enfrenta as consequências econômicas e sociais do pós-Covid.

A desilusão e insatisfação é elevada entre os jovens, que se veem sobrecarregados pelo trabalho e passaram a vida competindo entre si – desde a escola até a disputa pela subida na hierarquia empresarial.

Porém, especialistas dizem que a tendência pode agravar as “dores de cabeça” com a economia chinesa, uma vez que a queda da taxa de natalidade e a redução da força de trabalho representam problemas para o crescimento futuro – e para gerações de jovens chineses.

CNN

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado

Notícias relacionadas

Últimas notícias

Notícias relacionadas

Últimas notícias