Procon Natal aponta queda em valor de quase 50% dos itens de "carnes e peixes" para o Natal
O Natal está chegando e o comércio começa a esquentar também na parte de alimentação, para a preparação das tradicionais ceias. Pensando em alertar o consumidor sobre os preços médios nos comércios da capital potiguar, o Instituto Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/Natal) divulgou um levantamento sobre os itens que sofreram aumentos e reduções na semana da festividade.
Conforme o estudo, quase 50% dos itens na categoria "carnes e peixes" sofreu uma redução no valor.
Dos quinze itens dessa categoria, 46% apresentaram diminuição. Os produtos que apresentaram essa redução foram: Chester, Aves Fieta e Supreme, peru, lombo e pernil de porco. A ave Supreme da Sadia teve a maior variação negativa de 9,34%, em que na primeira semana o preço médio foi de R$ 21,08 e na segunda semana foi de R$ 19,28.
O panetone foi um dos itens que menos sofreu variações no seu valor. Geralmente encontrado no período natalino, o produto deve sofrer reduções após a festividade.
Os produtos que fizeram parte da pesquisa foram os utilizados mais comumente nas ceias, abrangendo o maior número de itens característicos desta época do ano. Já os estabelecimentos foram selecionados conforme a oferta da maior parte desses produtos. Os avaliados foram os de maior porte, já que possuem maior variedade.
Os pesquisadores estiveram nos estabelecimentos em duas ocasiões distintas, dentro do período contemplado pela pesquisa. A média foi determinada a partir dos valores encontrados nas duas semanas, em todos os estabelecimentos, para cada item.
Deixe o seu comentário
O seu endereço de email não será publicado