Através do relatório divulgado esta semana pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), foi registrado que 951,3 mil reclamações contra prestadoras de serviços banda larga fixa, TV por assinatura e telefonias móvel e fixa foram feitas durante o primeiro semestre de 2022.
Segundo a agência, o número de queixas apresentadas junto ao serviço de atendimento ao consumidor apresenta uma queda de 6,5% em relação ao número registrado no segundo semestre de 2021. Ainda de acordo com a Anatel, o índice de Reclamação (IR) também caiu de 0,55 para 0,51 entre o segundo semestre de 2021 em relação ao primeiro semestre de 2022. O cálculo do IR é realizado a partir do número de reclamações mensais das prestadoras por mil acessos.
“O resultado do primeiro semestre desse ano retoma a tendência de queda nas reclamações desde o recorde de 4 milhões de queixas registradas em 2015. A redução foi interrompida nos dois primeiros anos da pandemia de covid-19”, informou a Anatel.
Os serviços de celulares pós-pagos são os que apresentam maior número de reclamações, com 360.068 queixas e com IR de 0,59. Em seguida, está o serviço de banda larga fixa, com 240.098 reclamações e IR em 0,81.
No terceiro lugar do ranking estão os serviços de celular pré-pago, com 143.739 queixas e um IR de 0,20; seguido do serviço de telefonia fixa (135.271 reclamações e IR em 0,85) e da TV por assinatura (65.887 reclamações e IR em 0,72).
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