RN apresenta na 19ª RuralTur potenciais do Geoparque Seridó, sede da próxima edição
A cultura, as tradições, os tipos humanos e a gastronomia típica da região do Seridó, que tem a carne de sol e o queijo de coalho entre os ingredientes mais característicos, serão apresentados para todo o Brasil como elementos impulsionadores do turismo rural no Rio Grande do Norte. Isso porque o Sebrae no Rio Grande do Norte lança o Geoparque Seridó como sede da Feira Nacional de Turismo Rural 2024 (Ruraltur), durante a edição deste ano, que começou nesta terça-feira (12), em Campo Grande (MS). A feira é considerada o principal evento do segmento voltado para empreendimentos do setor rural no Brasil. A 19ª Ruraltur prossegue até quinta-feira (14), na tradicional Feira Central da capital sul-mato-grossense, popularmente conhecida como ‘Feirona’.
O território do Geoparque Seridó se situa no semiárido nordestino, região centro-sul do Estado do Rio Grande do Norte, envolvendo totalmente os territórios dos municípios de Acari, Carnaúba dos Dantas, Cerro Corá, Currais Novos, Lagoa Nova e Parelhas. Estes municípios fazem parte da mesorregião Central Potiguar e englobam partes das microrregiões Serra de Santana e Seridó Oriental. Esse território entrou no rol de geoparques considerados de importância mundial pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).
Integrantes da comissão organizadora do evento a ser realizado no Rio Grande do Norte, formada por representantes do Sebrae-RN, membros da diretoria do Geoparque e Secretaria Estadual de Turismo (Setur), vão mostrar todos os atrativos que o território possui e o potencial para consolidar a interiorização do turismo no estado como alternativa de roteiro complementar ao turismo de sol e mar – argumentos consistentes que justificam a escolha do Geoparque Seridó, um tesouro geológico situado no semiárido nordestino e reconhecido internacionalmente pela Unesco como patrimônio de interesse mundial, como a sede da edição comemorativa de 20 anos do evento.
Participam da comitiva em Campo Grande o gestor do projeto Setorial de Turismo do Sebrae-RN, Yves Guerra, a secretária Estadual de Turismo, Solange Portela, a presidente do Geoparque Seridó, Janaína Lucena de Medeiros, e a analista técnica da Agência Sebrae no Seridó Ocidental, Edinete Nascimento.
“A participação do RN na 19ª edição da Ruraltur tem um espaço idealizado justamente para divulgar a região e já iniciar a mobilização para a edição do ano que vem. O evento é a maior feira de turismo rural que temos atualmente no país, uma grande vitrine para exposição de produtos e serviços, relacionados ao turismo rural e a produção associada”, afirma Yves Guerra.
Entre os produtos da região em demonstração no evento, estão os doces produzidos pela associação de mulheres do Gandu, uma comunidade rural do município de Currais Novos. Segundo o gestor, a exposição traz uma pequena mostra da variedade e diversidade de produtos típicos da região, que estarão em destaque na edição comemorativa de duas décadas da Ruraltur.
São itens, como carne de sol, cachaças artesanais, queijo de coalho, manteiga de garrafa e outros derivados do leite, além da produção artesanal, como os bordados, famosos no Brasil inteiro e que levam o selo de Indicação Geográfica (IG). “A Ruraltur cumpre bem esse papel de divulgar os nossos roteiros turísticos, que vão além do sol e mar, apresentando novos produtos rurais que possibilitam essa relação com a cultura de diversas formas, inclusive a produção rural”, ressalta Yves Guerra.
Estrutura da 19ª edição
Com atrações que vão desde a feira de produtos e serviços de Turismo Rural, oficinas de cozinha de Comitiva Pantaneira à rodada de negócios e palestras sobre o desenvolvimento desse setor turístico, a 19ª Edição da Ruraltur coloca a capital sul-mato-grossense como o centro do turismo rural do país. O evento é uma iniciativa do Sebrae, com o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidade (Setescc).
A estrutura contempla ao todo cinco mil metros quadrados, e o visitante poderá iniciar sua “expedição” por três acessos: Armazém Cultural, Feira Central e o estacionamento da Feira. Com o credenciamento que é feito de maneira on-line (https://ruraltur.ms.sebrae.com.br/), o visitante recebe um passaporte e, ao visitar os expositores, acumula pontos para a troca de brindes e experiências.
O público ainda poderá conferir mais de 250 expositores de vários segmentos que fazem parte de programas como Sebrae Delas e Pró Pantanal, com o selo Made in Pantanal, do Sebrae, e, além disso, estarão presentes empreendedores dos estados: Bahia, Espírito Santo, Mato Grosso, Rio Grande do Norte e Santa Catarina.
Na Arena Manoel de Barros, dentro do Armazém Cultural, o palco será preenchido por palestras magnas ministradas pelos nomes do poeta e escritor Braulio Bessa (12 de dezembro); o chef francês Olivier Anquier (13 de dezembro); e a historiadora e empresária Luciana Balbino (14 de dezembro), entre outras. Toda a programação pode ser conferida no site da Ruraltur.
De vivências nos destinos próximos a Campo Grande às oficinas de degustação da cozinha de comitiva pantaneira com o chef Marcílio Galeano, um dos objetivos da feira é mostrar que o turismo do estado vai além do convencional. Principalmente pelo bioma do Pantanal, exemplo do mel com produção na região, que faz parte da lista dos 100 produtos brasileiros com certificação de Identificação Geográfica (IG), registrada e emitida pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), e ganhará um espaço só dele: o “Circuito do Mel do Pantanal”.
Rodada de negócios
Para os negócios, a 19ª Edição da Ruraltur terá rodada e sessão de negócios em um ambiente para aproximar pequenas empresas a grandes empreendimentos, visando a promoção de novos mercados e parcerias. A sessão será voltada aos empreendedores com artesanato ligado ao bioma Pantanal, já a rodada, para o trade turístico.
No espaço Sebrae Rural, os participantes poderão conferir as ações da entidade para a promoção do empreendedorismo no campo. Por meio da ação Rota Rural, serão realizadas oficinas voltadas à agroindústria, abordando elaboração de queijos, geleias e doces; e o espaço também contará com palestras relacionadas a inovação reprodutiva, produção de leite de qualidade, e exposição de veículos utilizados no atendimento às propriedades rurais.
Deixe o seu comentário
O seu endereço de email não será publicado