No próximo dia 25 de julho, terá início o Encontro de Cooperativas e Associações do Segmento Artesanal do RN, uma iniciativa da Confederação Nacional dos Artesãos do Brasil (CNARTS), com apoio da Federação Norteriograndense dos Artesãos, Sistema OCERN, Sebrae RN, Sistema Fecomércio, Sesi e Cooperativa Proturismo RN.
O encontro acontecerá em três polos no Rio Grande do Norte.
• No dia 25 de julho será realizado em Natal, no Sesc Cidade Alta.
• No dia 26, o encontro será em Caicó, dentro da programação da Feira de Artesanato dos Municípios do Seridó (FAMUSE).
• Dia 27 de julho em Mossoró.
O horário de abertura é o mesmo para os três dias: 8h30.
O destaque nos três dias será a palestra magna "Fortalecimento dos Artesãos: A Importância das Organizações Profissionais na Representação e Defesa do Setor", ministrada pela consultora em planejamento estratégico e em políticas públicas para o artesanato brasileiro, Maria Dorotea Naddeo, seguida de um espaço para perguntas e dúvidas.
A Palestrante
Maria Dorotéa de Aguiar Barros Naddeo é consultora em planejamento estratégico e em políticas públicas para o artesanato brasileiro, atuando em todo o território nacional. É sócia-diretora de estratégia e planejamento da empresa Canela de Ema; integra o quadro de consultores externos do SEBRAE Nacional e foi Co-coordenadora Geral do projeto “Estruturação do Sistema de Gestão do Artesanato Brasileiro: Diagnóstico e Planejamento Estratégico”, iniciativa do Programa do Artesanato Brasileiro/Governo Federal, executada pela UFMG.
Exerceu o papel de conteudista, compondo equipe de facilitadores da “Oficina de Planejamento Estratégico para Construção da Nova Política do Artesanato Brasileiro”, com consultores da FIA/USP, realizada por meio da parceria do PAB e SEBRAE Nacional, em setembro/2023. Apoia organizações do terceiro setor, de forma voluntária, nos processos de planejamento, gestão, mobilização e articulação de parcerias.
A CNARTS:
A Confederação Nacional dos Artesãos do Brasil (CNARTS) foi criada para representar os artesãos a nível nacional, com o objetivo de garantir o reconhecimento legal do artesanato como uma atividade econômica e assegurar direitos profissionais aos artesãos. Fundada com a participação de federações estaduais de diversos estados, a CNARTS tem se empenhado na regulamentação da profissão, na inclusão dos artesãos no sistema previdenciário e na formalização de federações estaduais.
A CNARTS também desempenhou um papel crucial na sanção da Lei 13.180/2015, que regulamenta a profissão de artesão, e está envolvida na implementação do Cadastro Nacional do Artesão.
Serviço:
Encontro de Cooperativas e Associações do Segmento Artesanal do RN
Datas:
Dia 25/07 - Sesc Cidade Alta em Natal/RN.
Dia 26/07 - Famuse em Caicó
Dia 27/07 - em Mossoró
Horário: 8h30 - Entrada: Gratuita
Deixe o seu comentário
O seu endereço de email não será publicado