Rússia faz um dos ataques mais mortíferos contra civis desde início da guerra: pelo menos 50 morreram
Um ataque com mísseis russos matou ao menos 50 pessoas numa aldeia perto da cidade de Kupiansk, no leste da Ucrânia, nesta quinta-feira (5), no que seria um dos ataques mais mortíferos contra civis desde o início do conflito.
As forças russas atacaram um café e uma loja em Hroza, na região de Kharkiv, pouco depois do meio-dia (horário local), de acordo com o ministro do Interior ucraniano, Ihor Klymenko.
Os corpos de 29 vítimas foram identificados, disse o ministro do Interior ucraniano. Os demais corpos foram encaminhados para instalações na cidade de Kharkiv.
Havia moradores dentro da loja quando o míssil o atingiu, disse o ministro do Interior da Ucrânia, provocando uma escala de devastação nunca vista desde que um ataque a uma estação ferroviária em Kramatorsk, no início de 2022, matou ao menos 50 pessoas.
A instalação foi atingida por um míssil Iskander, segundo autoridades ucranianas. O Iskander é um míssil balístico de alcance relativamente curto, que, dependendo da configuração, carrega uma ogiva entre 500 e 700 kg.
O equipamento tem sido amplamente utilizado pelos russos contra a Ucrânia, causando baixas civis substanciais.
O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, disse que o ataque foi “um crime russo comprovadamente brutal.
CNN
Deixe o seu comentário
O seu endereço de email não será publicado