Sebrae abre inscrições para diagnóstico do setor de startups de impacto socioambiental
O Sebrae quer conhecer melhor e traçar um perfil dos negócios, que estão empenhados em encontrar soluções para problemas ambientais e de comunidades brasileiras. A instituição abriu inscrições para idealizadores de startups ou proprietários de empresas ligadas a essa área participarem voluntariamente do “Diagnóstico de Startups de Impacto Socioambiental”. Trata-se de um levantamento completo de abrangência nacional, desenvolvido com o propósito de obter informações para apoiar startups inscrições por meio de suas operações.
O objetivo é, a partir das informações coletadas, desenvolver ações para impulsionar o crescimento e aumentar o impacto positivo dessas startups, fornecendo ferramentas valiosas para avaliação e desenvolvimento do negócio. Os empreendedores que desejam participar do levantamento podem se inscrever até 15 de dezembro por meio da plataforma Sebrae Startups, disponível no site https://programas.sebraestartups.com.br/in/startupsimpacto2023.
A iniciativa visa compreender a fundo os perfis dos empreendedores, as características de suas empresas e identificar suas principais necessidades e desafios. Além disso, também busca contribuir para o aprimoramento e formulação de políticas públicas que incentivem modelos de negócios inovadores.
“O objetivo do diagnóstico não é apenas compreender, mas também impulsionar o crescimento e a expansão do impacto positivo das startups na sociedade e no meio ambiente, por meio do desenvolvimento de soluções inovadoras.”, afirmou a analista da Unidade de Negócios, Inovação e Tecnologia do Sebrae-RN, Jéssica Sena.
Segundo Jéssica Sena, o diagnóstico faz parte dos esforços do Sebrae em apoiar startups e negócios de base tecnológica. “O Sebrae impulsiona startups através de capacitações, mentorias e suporte financeiro, elevando a maturidade de gestão e preparando-as para desafios de mercado. Nosso objetivo é envolver mais negócios do Rio Grande do Norte nesta iniciativa, ampliando, assim, os impactos positivos no estado.”, ressaltou.
Para o Sebrae, Startups de Impacto são empreendimentos que buscam gerar impacto socioambiental ao mesmo tempo em que criam negócios escaláveis. Diferentemente das startups convencionais, elas têm como objetivo tanto o retorno financeiro quanto o retorno social e ambiental, distribuindo riqueza em diversas dimensões. Para serem consideradas startups de impacto, essas empresas devem cumprir critérios específicos, como:
1. Ter a intenção de resolver problemas sociais e/ou ambientais como sua principal atividade;
2. Operar com base na lógica de mercado e gerar receita por meio da venda de produtos e/ou serviços próprios;
3. Apresentar potencial de escalabilidade;
4. Comprometer-se com o monitoramento do impacto gerado.
Podem participar do “Diagnóstico de Startups de Impacto Socioambiental” startups brasileiras formalizadas, incluindo MEI, ME, EPP e Inova Simples, que atendam os critérios mencionados acima.
Quais são os benefícios de participar do Diagnóstico?
Além da oportunidade de impulsionar o crescimento e o impacto positivo da sua startup, os participantes têm a chance de ganhar até 90% de desconto em ferramentas como Pipedrive, Slack e Hubspot, bem como de receber mais de R$ 250 mil em benefícios nas plataformas da AWS, Google, Zendesk, Zoho e Microsoft.
Deixe o seu comentário
O seu endereço de email não será publicado