Secretaria de Tributação de Natal alerta para golpe via WhatsApp; confira

29 de Fevereiro 2024 - 15h41

Segundo a Semut, os golpistas se passam por servidores da secretaria que entram em contato com o contribuinte informando da existência de débitos em aberto. Na sequência, são enviados boletos falsos para pagamento. Esses boletos possuem características semelhantes aos originais, porém apresentam um QRcode PIX fraudulento, que direcionam o pagamento para a conta dos criminosos.

Segundo o secretário de Tributação, Ludenilson Lopes, sobre contatos via whatsapp é importante que o contribuinte desconfie de comunicações inesperadas. “Apenas a pessoa interessada deve solicitar boletos para pagamento e para isso deve utilizar os contatos oficiais. A Semut não realiza abordagens oferecendo serviços e pagamentos não solicitados”, explicou.

De acordo com a entidade pública, esse tipo de golpe envolve duas fraudes: A criação de um contato de whatsapp falso, que se passa como um contato da secretaria (com cópia da logomarca oficial) e a criação de um boleto de pagamento falso baseado em um boleto oficial. Golpes dessa natureza têm crescido nos dias atuais e podem ocorrer com relação a qualquer tipo de pagamento.

Uma dica importante para verificação e identificação de boletos falsos é que, ao efetuar um pagamento através de caixa eletrônico, internet banking ou aplicativo de banco, a pessoa confira, no passo anterior a digitação da senha de confirmação, se o beneficiário do pagamento é aquele esperado, conforme indicado no boleto de pagamento. No caso de pagamentos de IPTU o beneficiário deve ser sempre a Prefeitura de Natal.  

Outro fator importante a ser observado pelo contribuinte diz respeito ao desconto oferecido pelos golpistas. “Eles falam em descontos exorbitantes de até 90% para confundir o contribuinte. A Semut só dá descontos relativos a muitas e juros e não sobre o valor principal do débito”, finalizou o secretário Ludenilson Lopes.

Fonte: Portal Grande Ponto

 

 

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado

Notícias relacionadas

Últimas notícias