SENAI-RN discute possibilidades de parceria com Navio-Patrulha Oceânico Araguari, da Marinha
O SENAI do Rio Grande do Norte recebeu nesta quinta-feira (16) uma comitiva do Navio-Patrulha Oceânico Araguari, da Marinha do Brasil, para discutir possibilidades de parcerias em áreas como pesquisa aplicada, serviços laboratoriais e educação.
Segundo o Capitão de Fragata e comandante, Marcio Jorge dos Santos, a visita teve o objetivo de identificar oportunidades de colaboração entre as instituições. O “Oceânica Araguari” é o navio responsável por patrulhar e realizar tarefas de defesa na área marítima da região Nordeste, do estado de Sergipe até o Ceará.
Expectativas de capacitação dos militares para a realização de tarefas a bordo, seja de manutenção ou operação da embarcação estão entre as que foram sinalizadas no encontro. “Já na parte de pesquisa, nós buscamos identificar oportunidades de evolução tecnológica de equipamentos que temos e que podem ser modernizados a partir do desenvolvimento que é feito aqui”, disse o comandante.
“Em serviços como calibração, análise de combustíveis líquidos e na refrigeração já identificamos, de imediato, muitas oportunidades”.
O encontro foi realizado no Hub de Inovação e Tecnologia (HIT) do SENAI-RN, em Natal, complexo que reúne o principal centro de pesquisa aplicada e inovação do SENAI no Brasil para energia eólica, solar e sustentabilidade – o Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER) – a Faculdade de Energias Renováveis e Tecnologias Industriais (FAETI), e o primeiro “Centro de Excelência em Formação Profissional para Hidrogênio Verde” do país, instalado este ano no Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis (CTGAS-ER), também do SENAI, na capital.
Tripulantes do Navio-Patrulha que atuam nos departamentos de Máquinas, Armamento, Operações e Intendência (voltada à logística e atividades de suprimento) participaram. O grupo reúne militares com diversas especialidades, incluindo eletrônica, mecânica, motores e sistemas de controle.
Colaboração
Amora Vieira, diretora do CTGAS-ER, conduziu a comitiva durante o roteiro e explicou que discussões sobre possibilidades de cooperação terão continuidade. “O SENAI do Rio Grande do Norte já tem uma sólida relação com as Forças Armadas, em destaque com projetos de educação profissional, a exemplo do ‘Soldado Cidadão’. Agora, na expectativa de estender essa parceria, buscamos ampliar a visão sobre novas oportunidades e o conhecimento de possibilidades que possam existir entre o SENAI e a Marinha”, disse ela.
A programação contou com apresentações de Vieira e de Carlos Moura, ex-presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB) e, atualmente, colaborador do ISI-ER. Ele abordou as principais áreas de atuação, linhas de pesquisa e projetos do Instituto.
Também lembrou o que caracterizou como “lema da Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte”, a qual o SENAI é vinculado: “Unir forças para crescer”.
O grupo visitou laboratórios do CTGAS-ER e do ISI-ER, incluindo áreas como refrigeração, soldagem, mobilidade elétrica, energia solar, energia eólica – com o Túnel de Vento – hidrogênio e combustíveis avançados, além do Centro de Excelência em Formação Profissional para Hidrogênio Verde.
“Essa visita”, disse o comandante, “faz parte de uma caminhada maior, de conhecer mais as capacidades do SENAI e do ISI e, da mesma forma, de apresentar as capacidades da Marinha e a gente identificar caminhos que se alinhem”.
SOBRE O SENAI
O SENAI é o maior complexo de educação profissional da América Latina e detentor da maior rede privada de Institutos de Tecnologia e Inovação para a indústria nessa região do mundo. No Rio Grande do Norte, engloba cinco Centros de Educação e Tecnologias: CET (Voltado ao setor da construção civil); CETCM (Voltado às indústrias de alimentos, vestuário e moda); CETIB (cursos diversos para a indústria, em Mossoró); CETAB (vestuário, construção e outros), e CTGAS-ER, principal referência do SENAI no Brasil para educação e serviços com foco nas indústrias de energias renováveis e do gás, além de centro de excelência para formação profissional em hidrogênio verde, em parceria com a Alemanha.
A atuação se dá ainda por meio do Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER) – principal referência do SENAI no Brasil em Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação (P&D) com foco em energia eólica, solar e sustentabilidade – e do Instituto SENAI de Tecnologias em Petróleo e Gás (IST-PG).
Primeiro do Brasil a se tornar signatário do Pacto Global de Direitos Humanos, Trabalho, Meio Ambiente e Anticorrupção da Organização das Nações Unidas (ONU), o SENAI do Rio Grande do Norte tem a atuação alinhada a Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) que buscam, de forma geral, acabar com a pobreza, reduzir desigualdades, fomentar a educação de qualidade e combater as mudanças climáticas no mundo.
Em 2024, a instituição recebeu o “Selo ODS Educação”- um reconhecimento nacional público pela formação das primeiras mulheres especialistas do Rio Grande do Norte em operação e manutenção de parques eólicos.
Deixe o seu comentário
O seu endereço de email não será publicado