Uma bomba caiu no mundo automotivo do mundo. A Toyota anunciou fraudou testes de certificação de três famílias de propulsores e, por consequência disso, decidiu suspender totalmente a comercialização de pelo menos 10 modelos equipados com motores a diesel. Dentre eles, a Hilux e a SW4.
A informação foi publicada em reportagem de Dyogo Fagundes, do Motor1, do Uol Noticias, e foi destaque no Meio Dia RN, com o BG, da 96 FM. O comunicado global que suspendeu a venda foi publicado nesta segunda-feira (29).
A Toyota Industries Corporation, responsável pelo desenvolvimento dos motores, usou um software durante os testes de certificação que era diferente daquele adotado na produção em série dos motores. O objetivo da manobra era alcançar “valores de potência e desempenho que parecessem mais suaves e com menos variação”.
Ao todo, 10 modelos utilizam os motores afetados em todo o mundo. A lista inclui Land Cruiser 300, Hiace, Innova e Lexus LX500D, além de modelos conhecidos no Brasil como Hilux e SW4. Em nota, a Toyota afirmou que veículos envolvidos “atendem aos padrões de potência do motor” e que não há necessidade de parar de usar os motores ou veículos. Mesmo assim, a empresa decidiu parar de comercializar - pelo menos por enquanto - os veículos afetados.
O Ministério dos Transportes do Japão disse em comunicado que ordenou que a Toyota Industries resolvesse sua má gestão nos testes de motores, acrescentando que realizaria inspeções e aplicaria penalidades. “A fraude é um ato que mina a confiança do usuário e abala os próprios alicerces do sistema de certificação automotiva”, afirmou o ministério.
Porta-voz da Toyota explicou que as irregularidades dizem respeito à “suavização” das curvas de potência e torque, de modo que não há qualquer declaração exagerada de potência, torque ou outros valores relacionados ao trem de força. “Além disso, isto não tem qualquer impacto nas emissões ou na segurança dos veículos afetados”, garantiu.
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