Ainda estamos em maio e o ano de 2024 já viu cinco carros saindo de linha no mercado brasileiro. E três deles são elétricos e um híbrido. Em meio a tantos lançamentos, modelos que foram descontinuados lá fora e eram importados já deixaram de ser oferecidos, estão nas últimas unidades em estoque ou ficaram disponíveis só para locação.
O único carro a combustão que não está mais à venda é uma versão do já veterano Renault Stepway, que segue em linha com motor 1.0. Veja quais foram os modelos que saíram de linha em 2024
O primeiro elétrico a ser vendido no Brasil já parou de ser fabricado no exterior e as unidades restantes no Brasil não serão vendidas e sim alugadas através do programa Nissan Move. No plano mais longo, de 48 meses, e com franquia mensal de 500 km, a locação sai por R$ 7.419.
O Leaf era oferecido regularmente no site da Nissan até fevereiro. O preço, porém, já indicava que o hatch médio era pouco competitivo no crescente mercado de carros elétricos. Por R$ 298.490, custava quase R$ 70 a mais do que um BYD Yuan Plus, um SUV maior, mais potente e com autonomia superior.
Com a Hyundai assumindo a operação de importações aqui no Brasil, que estava nas mãos da Caoa, algumas mudanças na linha foram feitas e o híbrido Ioniq começou a sumir das lojas. Em março, a Autoesporte procurou 12 concessionárias e não encontrou o modelo em nenhuma delas.
Apesar disso, o carro continua no site da Caoa, ao preço de R$ 149.990. Procurada à época, a importadora disse que ainda haviam pouquíssimas unidades em estoque.
O veterano Renault Stepway com motor 1.6 já havia sumido das lojas, mas seu fim foi confirmado pelo presidente da Renault no Brasil, Ricardo Gondo, durante o podcast CBN Autoesporte.
Um dos motivos da saída é que o carro já custava mais caro que a versão de entrada do Kardian, SUV recém-lançado pela Renault. Enquanto o novo SUV é oferecido a partir de R$ 112.790 na versão de entradaEvolution, o Stepway Iconic 1.6 CVT custa R$ 117.690. A versão 1.0 segue sendo oferecida na versão Zen começando em R$ 84.470.
Quando chegou ao Brasil a Chevrolet já havia dito que o lote de Bolt EUV era limitado em 200 unidades e quase todas foram vendidas, mas ainda há estoque em algumas concessionárias sendo vendidas por R$ 279.990.
Já o hatch Bolt EV também consta no site da Chevrolet, mas não foram encontradas unidades à venda. Em todo caso, os dois carros já pararam de ser fabricados e serão substituídos por novos elétricos, sendo o Equinox EV o primeiro a chegar.
Já tem alguns meses que a nova picape da Jac já está nas lojas, a Hunter, mas sem começar a ser vendida. Enquanto não é anunciada, a antiga caminhonete elétrica da marca, chamada de iEV-330P, sai de cena à espera da substituta mais moderna que terá versões a diesel e elétrica.
O modelo com motor de 204 cv alimentado por bateria de 65,3 kWh, garante autonomia de 226 km, de acordo com o Inmetro. A caminhonete ainda consta no site da montadora por R$ 354.900.
Deixe o seu comentário
O seu endereço de email não será publicado