Veja os melhores carros usados para comprar

11 de Fevereiro 2023 - 07h49

O termo "carro popular" parece ter perdido o sentido atualmente. Embora os veículos estejam cada vez mais econômicos e eficientes, os preços ficam bem longe de serem populares. Prova disso é que hoje modelo zero km mais barato do Brasil tem preço na casa dos R$ 70 mil. A alternativa então é o mercado de usados e seminovos, que ainda traz uma gigantesca oferta de carros populares (como conhecíamos!) em preços mais atrativos para todos os bolsos.

Volkswagen Gol

  • Versões: 1.0 e 1.6 Trendline
  • Motores: 1.0 aspirado de 84 cv e 10,4 kgfm/1.6 aspirado de 104 cv e 14,6 kgfm
  • Câmbio: manual, cinco marchas
  • Preço: a partir de R$ 40 mil/a partir de R$ 35 mil 
  • Quilometragem média: 61.509 km/95.668 km

 

Não importa que o Gol tenha saído de linha no final do ano passado, o veterano da Volkswagen segue batendo recordes. São 8,5 milhões de unidades fabricadas no total, o hatch foi o carro novo mais vendido do mercado por 27 anos seguidos e continua sendo o usado mais comercializado no país. Por trás de sua fama estão a alta confiabilidade do veículo e o baixo consumo de combustível (até nas versões equipadas com o 1.6 aspirado). 

Se você pensa em comprar um exemplar na faixa dos R$ 35 mil, é possível para encontrar unidades do Gol Trendline 1.6 2014, que era a opção de topo de linha do veículo na época. Se preferir um carro mais novo, o Gol 1.0 2018 – com o visual atualizado – tem preços entre R$ 40 mil e R$ 45 mil. 

 

Fiat Uno

  • Versões: Attractive e Way
  • Motores: 1.4 aspirado de 88 cv e 12,5 kgfm/1.0 aspirado de 77 cv e 10,9 kgfm
  • Câmbio: Manual, cinco marchas
  • Preço: a partir de R$ 27 mil/a partir de R$ 39 mil 
  • Quilometragem média: 116.008 km/61.509 km

 

Outro velho conhecido do mercado, o Fiat Uno deixou de ser produzido no final de 2021. Mesmo assim, é queridinho de quem busca um carro econômico com baixo custo de manutenção. Como ficou muito tempo em linha, o consumidor consegue encontrar exemplares do compacto em diversas faixa de preço (até a partir dos R$ 10 mil!). Além disso, a facilidade de encontrar peças de reposição e de revendê-lo é certa. 

Por aqui, vamos focar na última geração do Uno, que estreou em 2010. Na linha 2011, aliás, o Uno tem preços entre R$ 27 mil e R$ 30 mil na versão Attractive, equipada com motor 1.4 Evo de 85 cv. Caso busque por um carro mais novo e ainda mais econômico, o Uno Way 2018 sai entre R$ 39 mil e R$ 43 mil. Nessa versão, o motor Firefly 1.0 roda, em média, 9,8 km/l com etanol e 14,1 km/l com gasolina. 

 

Ford Ka

  • Versões: Pulse 1.0 ou Sport 1.6 (2ª geração)/SE (3ª geração)
  • Motores: 1.0 aspirado de 73 cv e 9,4 kgfm ou 1.6 aspirado de 107 cv e 15,3 kgfm (2ª geração)/1.0 aspirado de 85 cv e 10,7 kgfm (3ª geração)
  • Câmbio: Manual, cinco marchas
  • Preço: A partir de R$ 25 mil/a partir de R$ 50 mil 
  • Quilometragem média: 109.731 km/51.713 km

 

Assim como os veículos mencionados acima, o Ford Ka oferece exemplares de três gerações. Portanto, é um carro para quem quer pagar a partir de R$ 10 mil ou pode gastar até R$ 80 mil. Falando sobre a segunda geração, vendida no Brasil entre 2008 e 2013, chama a atenção por ser simples, compacta, além de barata de manter. 

Com R$ 25 mil no bolso, o motorista consegue comprar um exemplar do Ka 2012. É oferecido com motores 1.0 de 73 cv ou o 1.6 de 107 cv (só na versão Sport). 

Caso escolha um veículo um pouco maior e mais equipado, a versão SE 1.0 do Ka 2019 vem com central multimídia com tela de 7" e espelhamento de smartphones, duas portas USB, sensor de estacionamento traseiro e vidros elétricos. É possível encontrar unidades por a partir de R$ 50 mil.

Citroën C3
 

  • Versão: Attraction 1.2 Puretech
  • Motores: 1.2 aspirado de 90 cv e 13 kgfm
  • Câmbio: Manual, cinco marchas
  • Preço: a partir de R$ 42 mil 
  • Quilometragem média: 70.803 km

 

Embora a nova geração já passe dos R$ 100 mil, o Citroën C3 tem opções bem mais convidativas no mercado de usados. Conhecido como carro popular "premium", o modelo chamava atenção por equipamentos mais refinados, como visores digitais, além do famoso para-brisa panorâmico. 

Antes de usar os motores da Fiat, o compacto adotou, em 2016, o 1.2 PureTech de três cilindros com 90 cv e 13 kgfm. O foco estava no baixíssimo consumo de combustível. Com gasolina, o carro atingia até 16,6 km/l.

Toyota Etios
 

  • Versões: X e XS 1.5
  • Motores: 1.3 aspirado de 90 cv e 12,8 kgfm/1.5 aspirado de 96,5 cv e 13,9 kgfm
  • Câmbio: Manual, cinco marchas
  • Preço: entre R$ 40 mil e R$ 45 mil 
  • Quilometragem média: 87 mil km

 

O Etios não era um dos carros mais bonitos da história da Toyota. Longe disso! Mas adirigibilidade impecável e o conforto compensavam o visual controverso. Nossa sugestão é que procure por versões a partir da linha 2015, quando o carro recebeu melhorias no estilo e interior um pouco mais caprichado, embora o bizarro painel de instrumentos centralizado não tenha sido alterado.

Renault Sandero

  • Versões: Expression 1.0
  • Motores: 1.0 aspirado de 80 cv e 10,1 kgfm
  • Câmbio: Manual, cinco marchas
  • Preço: entre R$ 29 mil e R$ 32 mil
  • Quilometragem média: 102.951 km

 

O carro, que se despediu do mercado em 2022, estreou no Brasil em 2007 e chamava atenção pelo bom espaço interno e robustez. O hatch era oferecido com duas motorizações: o 1.0 HiPower, que gerava 77 cv na época, e o 1.6 de 95 cv. Ao todo, o Sandero teve duas gerações no Brasil. 

Da primeira geração, uma boa pedida para quem quer gastar pouco são as versões 1.0 da linha 2013, que saem a partir de R$ 29 mil. Além do motor HiPower ter sido recalibrado para gerar até 80 cv, o consumo não desaponta. O carro faz médias de 8 km/l na cidade e 8,8 km/l na estrada com etanol e 12,1 km/l na cidade e 13,1 km/l na rodovia com gasolina.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado

Notícias relacionadas

Últimas notícias

Notícias relacionadas

Últimas notícias