O termo "carro popular" parece ter perdido o sentido atualmente. Embora os veículos estejam cada vez mais econômicos e eficientes, os preços ficam bem longe de serem populares. Prova disso é que hoje modelo zero km mais barato do Brasil tem preço na casa dos R$ 70 mil. A alternativa então é o mercado de usados e seminovos, que ainda traz uma gigantesca oferta de carros populares (como conhecíamos!) em preços mais atrativos para todos os bolsos.
Volkswagen Gol
- Versões: 1.0 e 1.6 Trendline
- Motores: 1.0 aspirado de 84 cv e 10,4 kgfm/1.6 aspirado de 104 cv e 14,6 kgfm
- Câmbio: manual, cinco marchas
- Preço: a partir de R$ 40 mil/a partir de R$ 35 mil
- Quilometragem média: 61.509 km/95.668 km
Não importa que o Gol tenha saído de linha no final do ano passado, o veterano da Volkswagen segue batendo recordes. São 8,5 milhões de unidades fabricadas no total, o hatch foi o carro novo mais vendido do mercado por 27 anos seguidos e continua sendo o usado mais comercializado no país. Por trás de sua fama estão a alta confiabilidade do veículo e o baixo consumo de combustível (até nas versões equipadas com o 1.6 aspirado).
Se você pensa em comprar um exemplar na faixa dos R$ 35 mil, é possível para encontrar unidades do Gol Trendline 1.6 2014, que era a opção de topo de linha do veículo na época. Se preferir um carro mais novo, o Gol 1.0 2018 – com o visual atualizado – tem preços entre R$ 40 mil e R$ 45 mil.
Fiat Uno
- Versões: Attractive e Way
- Motores: 1.4 aspirado de 88 cv e 12,5 kgfm/1.0 aspirado de 77 cv e 10,9 kgfm
- Câmbio: Manual, cinco marchas
- Preço: a partir de R$ 27 mil/a partir de R$ 39 mil
- Quilometragem média: 116.008 km/61.509 km
Outro velho conhecido do mercado, o Fiat Uno deixou de ser produzido no final de 2021. Mesmo assim, é queridinho de quem busca um carro econômico com baixo custo de manutenção. Como ficou muito tempo em linha, o consumidor consegue encontrar exemplares do compacto em diversas faixa de preço (até a partir dos R$ 10 mil!). Além disso, a facilidade de encontrar peças de reposição e de revendê-lo é certa.
Por aqui, vamos focar na última geração do Uno, que estreou em 2010. Na linha 2011, aliás, o Uno tem preços entre R$ 27 mil e R$ 30 mil na versão Attractive, equipada com motor 1.4 Evo de 85 cv. Caso busque por um carro mais novo e ainda mais econômico, o Uno Way 2018 sai entre R$ 39 mil e R$ 43 mil. Nessa versão, o motor Firefly 1.0 roda, em média, 9,8 km/l com etanol e 14,1 km/l com gasolina.
Ford Ka
- Versões: Pulse 1.0 ou Sport 1.6 (2ª geração)/SE (3ª geração)
- Motores: 1.0 aspirado de 73 cv e 9,4 kgfm ou 1.6 aspirado de 107 cv e 15,3 kgfm (2ª geração)/1.0 aspirado de 85 cv e 10,7 kgfm (3ª geração)
- Câmbio: Manual, cinco marchas
- Preço: A partir de R$ 25 mil/a partir de R$ 50 mil
- Quilometragem média: 109.731 km/51.713 km
Assim como os veículos mencionados acima, o Ford Ka oferece exemplares de três gerações. Portanto, é um carro para quem quer pagar a partir de R$ 10 mil ou pode gastar até R$ 80 mil. Falando sobre a segunda geração, vendida no Brasil entre 2008 e 2013, chama a atenção por ser simples, compacta, além de barata de manter.
Com R$ 25 mil no bolso, o motorista consegue comprar um exemplar do Ka 2012. É oferecido com motores 1.0 de 73 cv ou o 1.6 de 107 cv (só na versão Sport).
Caso escolha um veículo um pouco maior e mais equipado, a versão SE 1.0 do Ka 2019 vem com central multimídia com tela de 7" e espelhamento de smartphones, duas portas USB, sensor de estacionamento traseiro e vidros elétricos. É possível encontrar unidades por a partir de R$ 50 mil.
Citroën C3
- Versão: Attraction 1.2 Puretech
- Motores: 1.2 aspirado de 90 cv e 13 kgfm
- Câmbio: Manual, cinco marchas
- Preço: a partir de R$ 42 mil
- Quilometragem média: 70.803 km
Embora a nova geração já passe dos R$ 100 mil, o Citroën C3 tem opções bem mais convidativas no mercado de usados. Conhecido como carro popular "premium", o modelo chamava atenção por equipamentos mais refinados, como visores digitais, além do famoso para-brisa panorâmico.
Antes de usar os motores da Fiat, o compacto adotou, em 2016, o 1.2 PureTech de três cilindros com 90 cv e 13 kgfm. O foco estava no baixíssimo consumo de combustível. Com gasolina, o carro atingia até 16,6 km/l.
Toyota Etios
- Versões: X e XS 1.5
- Motores: 1.3 aspirado de 90 cv e 12,8 kgfm/1.5 aspirado de 96,5 cv e 13,9 kgfm
- Câmbio: Manual, cinco marchas
- Preço: entre R$ 40 mil e R$ 45 mil
- Quilometragem média: 87 mil km
O Etios não era um dos carros mais bonitos da história da Toyota. Longe disso! Mas adirigibilidade impecável e o conforto compensavam o visual controverso. Nossa sugestão é que procure por versões a partir da linha 2015, quando o carro recebeu melhorias no estilo e interior um pouco mais caprichado, embora o bizarro painel de instrumentos centralizado não tenha sido alterado.
Renault Sandero
- Versões: Expression 1.0
- Motores: 1.0 aspirado de 80 cv e 10,1 kgfm
- Câmbio: Manual, cinco marchas
- Preço: entre R$ 29 mil e R$ 32 mil
- Quilometragem média: 102.951 km
O carro, que se despediu do mercado em 2022, estreou no Brasil em 2007 e chamava atenção pelo bom espaço interno e robustez. O hatch era oferecido com duas motorizações: o 1.0 HiPower, que gerava 77 cv na época, e o 1.6 de 95 cv. Ao todo, o Sandero teve duas gerações no Brasil.
Da primeira geração, uma boa pedida para quem quer gastar pouco são as versões 1.0 da linha 2013, que saem a partir de R$ 29 mil. Além do motor HiPower ter sido recalibrado para gerar até 80 cv, o consumo não desaponta. O carro faz médias de 8 km/l na cidade e 8,8 km/l na estrada com etanol e 12,1 km/l na cidade e 13,1 km/l na rodovia com gasolina.
Deixe o seu comentário
O seu endereço de email não será publicado