[VIDEO] A cidade do RN que parece ter inspirado série Cangaço Novo, do Amazon

06 de Setembro 2023 - 14h10

Sucesso no Amazon Prime, a série Cangaço Novo tem uma história que mistura crime, corrupção e política num enredo que muito que parece saído de mentes muito criativas. Imagine, então, que tem cidade no interior do Rio Grande do Norte que tem uma história até parecida e que ainda acrescenta a esse enredo, algumas doses de chantagem e tráfico de drogas. 

O município em questão é o de João Dias. Localizado no Oeste potiguar, o município passou por seguidas mudanças na gestão desde que a chapa Marcelo Oliveira (prefeito) e Damária Jácome (vice) foi eleita, em 2020. 

Ainda na campanha, a vice chegou a ser procurada pela Polícia Civil, por ser suspeita de integrar uma quadrilha familiar apontada responsável pelo tráfico internacional de drogas. Ela, no entanto, conseguiu reverter a acusação. Seguiu candidata, foi eleita e viu o companheiro de chapa, Marcelo, renunciar poucos dias depois, acusando problema de saúde. 

Foi com Damária prefeita, no entanto, que a família sofreu uma baixa forte. Dois irmãos dela, Deusamor e Leidjan Jácome foram mortos em confronto com a Polícia Civil no interior do Bahia. Eles eram considerado os responsáveis pela distribuição de drogas no Nordeste. 

Outros integrantes da família foram presos na mesma época e, alguns meses depois, foi noticiado o que era obvio: o prefeito Marcelo pediu para voltar ao cargo, afirmando que havia renunciado após ser ameaçado. A Justiça concedeu o retorno em fevereiro de 2022. 

Em setembro daquele mesmo ano, ele foi alvo de uma tentativa de homicídio. O homem suspeito do crime, Venos Atelvino, é apontado como o "pistoleiro de João Dias" e é acusado de matar outro desafeto político na mesma região. 

E teve mais nessa cidade: Após denúncia do Ministério Público do Rio Grande do Norte (MP), a Justiça potiguar determinou o afastamento dos cargos da vice e do presidente da Câmara Municipal de João Dias, Laete Jácome (que é pai dela) por 180 dias. Os dois são acusados de terem cometido extorsão contra o atual prefeito da cidade para que ele renunciasse ao cargo e a vice assumisse a prefeitura local.

 

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado

Notícias relacionadas

Últimas notícias

Notícias relacionadas

Últimas notícias