[VÍDEO] BOMBA: Impasse pode atrasar relicitação do Aeroporto Aluízio Alves, revela jornalista da 96
Diante do imbróglio sobre o novo processo de licitação do aeroporto internacional Aluízio Alves, em São Gonçalo do Amarante, na Grande Natal, o jornalista da 96 FM, Luciano Kleiber, que apresenta o Jornal 96, alertou as autoridades políticas do RIo Grande do Norte para um problema que pode dificultar o processo de relicitação e até estender a espera da devolução por mais um ano.
De acordo com Luciano, dependendo do andamento das decisões do Tribunal de Contas da União, a Inframérica pode ficar mais um ano na administração do terminal. A situação seria delicada, pelo fato de a empresa não ter mais interesse no aeroporto e não ter os cuidados necessários para o desenvolvimento do local.
O terminal fica em São Gonçalo do Amarante e foi o primeiro do país entregue à iniciativa privada, em uma leilão que aconteceu em 2011. Porém, em março de 2020, o consórcio Inframérica, vencedor da licitação, informou que desistiu do contrato. Há uma estimativa de que o prejuízo obtido pela empresa é de R$ 400 milhões.
Ao comunicar a devolução do aeroporto, aInframerica afirmou que a decisão foi motivada, principalmente, pelo tráfego de passageiros "negativamente impactado principalmente pela severa e longa crise econômica enfrentada pelo país, ocorrida justamente no período inicial da concessão e que impactou diretamente o turismo na região".
A expectativa da empresa para 2019 era que o terminal movimentasse 4,3 milhões de passageiros, mas o fluxo registrado foi de 2,3 milhões.
O terminal foi inaugurado em 2014 e fica a 33 quilômetros do centro de Natal. Ele passou para o controle do grupo argentino em 2012 e o prazo da concessão estabelecido em contrato era de 28 anos.
Deixe o seu comentário
O seu endereço de email não será publicado