[VIDEO] Entenda a ligação da Petrobras com o risco de "caristia" por causa dos fertilizantes russos

05 de Março 2022 - 19h00

Afinal, de quem é a culpa pelo Brasil estar, atualmente, dependente dos fertilizantes russos? O assunto, que foi tema de discussão no Meio Dia RN (veja o vídeo acima), foi protagonista dos principais jornais do País na área da economia. Afinal, o aumento no preço do produto pode gerar impactos na produção agrícula e provocar a "caristia" de produtos da cesta básica do brasileiro.

E, de fato, a Petrobras teve sim planos de produção de fertilizantes em sua estrutura.

O fato é que, segundo o Correio Braziliense e o Uol Notícias, a crise da Petrobras, em 2014, mudou os rumos da produção de fertilizantes. Em janeiro daquele ano, a companhia anunciou que era “a maior produtora de fertilizantes nitrogenados do Brasil”. Naquele momento, a empresa mantinha ativas três unidades da Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados (Fafen) no Paraná, Sergipe e Bahia, e que o projeto era parte do Plano de Negócios e Gestão 2013 e 2017.

Em nota publicada à época, a empresa avisou o mercado que estava ampliando a carta investindo em novas unidades a fim de acompanhar o crescimento do mercado. A fábrica citada ficava em Três Lagoas, no Mato Grosso do Sul (MS). Além disso, pretendia construir unidades em Laranjeiras, em Sergipe (SE), Uberaba, em Minas Gerais (MG) e Linhares, no Espírito Santo (ES).

Ocorre que, após a crise da empresa e a lava jato, a estatal decidiu sair do mercado de fertilizantes e fechou as fábricas ativas em todos os locais, e passou a tentar vendê-las. “Até o final do primeiro semestre deste ano, as fábricas de fertilizantes nitrogenados da Bahia (Fafen-BA), localizada no polo petroquímico de Camaçari (BA), e de Sergipe (Fafen-SE), na cidade de Laranjeiras, serão hibernadas. A iniciativa faz parte do processo de saída integral da produção de fertilizantes, conforme anunciado pela companhia em setembro de 2016”, diz a nota da empresa divulgada em março de 2018. 

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado

Notícias relacionadas

Últimas notícias