Em João Dias, viúva de prefeito assassinado é eleita com recorde de votação: "Vitória por você Marcelo"
Fatinha, viúva do prefeito assassinado Marcelo Oliveira, foi eleita nova prefeita de João Dias neste domingo (6). Ela teve 66,84% dos votos válidos, ou seja, mais de 1.800.
Nas redes sociais, ela deixou um recado de agradecimento:
"Com 100% das urnas apuradas, João Dias dar o grito da liberdade! Foram 1.818 votos que nos honram, e honram a memória de Marcelo Oliveira e Sandir Oliveira! Eu não tenho palavras pra descrever a minha gratidão, e a minha felicidade. Obrigada meu Deus! Obrigada, João Dias! Essa vitória foi por você, Marcelo!", publicou.
Ela foi escolhida pelo União Brasil para substituir Marcelo após o duplo homicídio que vitimou e o pai, Sadi Oliveira.
Damaria Jácome, vice prefeita afastada e candidata da oposição em João Dias, ficou com 20,81%, resultado de 566 votos. Desde o assassinato de Marcelo, ela saiu do município pedindo escolta policial.
João Dias ainda teve uma terceira candidata a prefeita, Irenilda Fernandes, que terminou com 336 votos.
ABSTENÇÕES CRESCEU
Município pequeno, João Dias sofreu com o clima de insegurança durante a campanha eleitoral. Foi o primeiro município do RN a ter aprovado o reforço com tropas federais para o dia da eleição, inclusive.
Não por acaso, o número de abstenções cresceu consideravelmente. Foram 525 eleitores que deixaram de votar no dia, além de 43 nulos e 14 brancos. Isso representou 18% do eleitorado.
Em 2020, o número de abstenção foi menor, cerca de 10%, com 330 eleitores deixando de votar. Naquele ano, foram 56 nulos e 6 brancos. Marcelo e Damaria foram eleitos naquele ano com 1.366 votos, menos do que Fatinha agora.
Deixe o seu comentário
O seu endereço de email não será publicado