Curtinhas: contra o tempo, Criciúma vice-líder, Sport, Botafogo mediano em risco e mais

08 de Novembro 2023 - 03h26

Correndo contra o tempojam só o pecado que está cometendo o ABC. O alvinegro joga o Brasileiro até o dia 25 de novembro, última rodada. Os jogadores que ficarem se apresentam, dentro do que manda a lei, completados 30 dias de férias obrigatórias, por volta do dia 25/12, com Natal e Reveillon se juntando. Agora, prestem atenção! A CBF comunicou às federações sobre as datas iniciais da pré e fase de grupos da Copa do Nordeste. Nesse cenário, o time potigar entra em campo no dia 7 de janeiro, e terá praticamente pouco mais de uma semana para escolher treinador (se não for o Argel) montar o time, treinar e ir para o campo. A outra disputa, caso passe na primeira, vai se realizar dia 14. Já a fase de grupos só vai começar no dia 4 de fevereiro. Falta definir os confrontos.

Criciúma é vice líder

"O Criciúma fez valer o favoritismo, venceu o lanterna ABC na noite desta terça-feira, pegou o elevador e assumiu a segunda posição da Série B do Campeonato Brasileiro. A vitória no Estádio Heriberto Hülse lotado foi suada e veio com gol do atacante Eder, ainda no primeiro tempo. Mesmo rebaixado, o Alvinegro de Natal foi valente e valorizou o resultado".

O texto acima do GE/SC elogia o ABC. E o time de Arfel Fuchs tem sido assim desde sua chegada. Valente, brigador e não se entrega, mas pouco adianta, o aproveitamento sob seu comando é pífio e é isso o que vale para o "depois". Cada vez fica mais difícil imaginar que a torcida concordo com sua permanência diante de tantos reveses seguidos. 

Sport cai, paulistas mal

Quem não gostou nada do resultado acima foi o Sport, que perdeu seu lugar no G4 e faz, na rodada vindoura, jogo de seis pontos contra o Atlético/GO, na Ilha do Retiro, se perder a casa cai. Uma outra coisa me chama a atenção. Apesar do poderio e esforços da Federação Paulista para tomar quase todos os espaços do futebol do Brasil, nenhum clube de lá está tendo vida fácil na Segudona. Novorizontino, Mirassol e Guarani, 57,57 e 56, ainda têm chances de acesso, mas remotas. O Botafogo é 12º,  Ituano é 15º e Ponte Preta abre o Z4. Tudo indica que ninguém sobe e que a Macaca pode cair.

Gestão SAF também erra

Se o Botafogo perder o título que parecia certo, creio que a culpa é da gestão SAF, repetindo a mania de dos clubes brasileiros e contratarem técnicos sem bagagem, assim como Bruno Lage e até mesmo a aposta em Lúcio Flávio na reta final. Esse era o momento de um Luxemburgo, um dos poucos capazes de recuperar a moral desse time. E até já existe um zum-zu,m sobre a possibilidade da contratação do Cuca.  Concordo quando o Casagrade manda o time parar de buscar culpados, como no apito, e que volte a jogar. É isso sim, pois a arbitragem basileira, a partir do comando, é um desastre, talvez pior somente a da Conmebol.

Time mediano

Sempre manifestei meu temor com relação ao time do Botafogo quando chegasse a hora dos jogadores, todos medianos, é preciso reconhecer, serem postos à prova. Creio que até o Tiquinho, que vinha tendo seu nome cogitado para ser convocado, decepcionou numa cobrança de penalidade que pode ter sido, ou venha a ser, a falha capital que acarretaria, pode acarretar, a perda do título que. depois de muita resistência, somente uns poucos, que agora são muitos, duvidavam. Os times brasileiros, e principalmente o Palmeiras do boçal Abel Ferreira, têm essa  mania de terceirizar erros, e é o que está acontecendo com o Botafogo, partindo do seu chefe, John Textor. Ter somado somente 12 pontos no segundo turno não pode, e nem deve, ser atribuído às más arbitragens.

Grandes com a corda no pescoço

E a luta para não cair no Brasileiro. Quem diria que teríamos mais uma vez em perigo equipes do primeiro escalão, como Cruzeiro, que parecia ter ultrapassado a crise, além do Santos, Vasco e até Corinthians. Faltando seis rodadas, a partir do Cuiabá, que soma 41, e faz jogos de seis pontos contra o Bahia, na 33ª rodada, todo mundo ainda está em risco. Abaixo dele vem o Timão, com 40 pontos, que recebe o Galo; depois vem o Santos, 38, empatou em casa contra o Cuiabá e enfrenta, também em jogo de seis pontos, o Goiás, no Serrinha/GO; Bahia tem 37, e Vasco, os mesmos 37, enfrenta o Cruzeiro, outro duelo de seis pontos; no Z4, Cruzeiro, 37; Goiás, 35, Coritiba e América Mineiro, 23 e 21 pontos, que considero sem chances de escapar.

Potiguar feminino

O Campeonato Potiguar Feminino entra na 3ª rodada a partir de sábado (11). Potiguar de Mossoró x ABC, às 8h30 no Estádio JL. A rodada se completará na quarta-feira (15). Os jogos de domingo haviam sido remarcados para as atletas que fazem o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). União x Potyguar Seridonse, às 8h30. Monamy e Alecrim encerram a rodada às 14h30.O União lidera a tabela de classificação com 6 pontos, empatado com o Alecrim. Monamy e ABC tem 3 pontos. Potiguar Seridoense e Potiguar de Mossoró ainda não pontuaram. Na artilharia, Fafa (Alecrim), Raissa (Monamy) e Gabi (União) têm 4 gols cada. Lu e Mirla do União têm 3 gols cada. Todos os jogos da 3ª rodada do Campeonato Potiguar Feminino terão transmissão ao vivo na TV FNF.

Afogados é campeão

A festa pelo título inédito da Série A2 do Pernambucano saiu do estádio Vianão e ganhou as ruas da cidade de Afogados da Ingazeira. A torcida da Coruja comemorou o retorno à primeira divisão em uma carreata, que durou cerca de duas horas. Por outro lado, o técnico potiguar, Hígor César, apesar do seu time Flamengo de Arco Verde ter feito ótima campanha, terceiro lugar (mas ainda pode ser segundo) - 8 vitórias e duas derrotas, 20 gols marcados e sete sofridos, encerra sua particiapaão em casa, diante do Ferrovário, time já rebaixado para a Série A3. Apenas o campeão Afogados subiu para a primeira divisão.

Os reforços do Sousa

No time do Sousa, treinado por Renatinho Potiguar, o anúnico das contratações do atacante Michel Potiguar, atualmente defendendo o Mossoró Esporte Clube na Segunda Divisão, e o ala Leozinho, ex-América e Globo. O Dinossauro também contratou, além de outros valores, o conhecido goleiro Bruno Fuzo, 35 anos, ele chega ao Sousa depois de ter disputado a Série D pelo CEOV, do Mato Grosso. Já defendeu grandes clubes como o  Atlético Mineiro,Náutico e Ponte Preta, entre vários outros. O time paraibano pode ser adversário do ABC no duelo da pré-Copa do Nordeste.

Mundial: do lado do Flu

Al Ittihad x Auckland City  se enfrentam dia 12/12. O vencedor deste confronto vai enfrentar o Al-Ahly de Jorge Jesus e Michael, atacante. E quem triunfar nesse segunto confronto, encara o Flu. Do outro lado, León x Urawa Red Diamonds, e quem triunfar na partida vai encarar o poderoso Manchester City. Vale lembrar que esse será o último Mundial de Clubes no atual formato, adotado anualmente desde 2005. Em 2024 um novo torneio curto, com o campeão da Champions League enfrentando na final o vencedor de um playoff disputado pelas equipes das outras confederações filiadas à Fifa. 

Supermundial

Em 2025, por sua vez, será realizado o primeiro "Supermundial" da Fifa, que contará com 32 equipes, em sede ainda não definida. Até o momento, Fluminense, Palmeiras e Flamengo estão classificados para a competição como campeões das Libertadores de 2021, 2022 e 2023. Entre os europeus, Chelsea, Real Madrid e Manchester City também garantiram presença.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado

Rafael 23/11/23 23:14

Segundo suas palavras a salvação do abc era demitir Marchiori (demitido em maio) e contratar wallyson...aí entende

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado


Notícias relacionadas

Últimas notícias