Curtinhas: Só o ABC venceu como mandante, Pianissola brilha, Morte de Zagallo e mais
Só o ABC venceu como mandante
Começou na tarde deste sábado (6) a disputa pelas últimas quatro vagas para a etapa principal da Copa do Nordeste, a fase de grupos, que já tem 12 clubes garantidos. Os primeiros a se classificarem à segunda fase eliminatória da etapa preliminar (Pré-Copa do Nordeste) foram três clubes visitantes, que venceram na cobrança de pênaltis, após empatarem em 1 a 1 no tempo normal. O Retrô-PE ganhou por 4 a 2 do Confiança-SE, na Arena Batistão, em Aracaju. Também fora de casa, em Fortaleza, o ASA-AL levou a melhor sobre o Ferroviário-CE, por 3 a 0 nas penalidades, depois de 1 a 1 no tempo normal, e o Iguatu/CE, que empatou nos acréscimos, venceu o CSA de 4 a 3 nas penalidades. Apenas o mandante ABC venceu, 1 a 0 sobre o Sousa, e sem precisar de penalidades. Ao todo, a Pré- Copa do Nordeste reúne 16 times.
Brilhou Pianissola (foto do ASA)
No jogo contra o Ferroviário, favorito a passar de fase, na vitória nas penalidades, o grande nome foi o goleiro, ex-América, Bruno Pianissola, com surreais três defesas seguidas. Mais uma prova inconteste da pouca visão dos dirigentes da SAF do clube rubro natalense que, mesmo diante da vontade que o jogador demonstrava em ficar em Natal, mesmo sabendo do carinho e confiança que a torcida tinha nele, deixou o Bruno sem a renovação de contrato renovada, o que pegou a todos de surpresa. O time de Leandro Sena segue adiante na competição.
Jogos deste domingo
Neste domingo, conheceremos os outros quatro clubes classificados. O mais interessante para nós será realizado no estádio Castelão, em São Luís, onde o outro representante do RN tenta surpreender e conseguir a vaga diante do Sampaio Corrêa, a partir das 16h. Botafogo x Jacuipense, 19h, no Almeidão, em João Pessoa; Juazeirense x Moto Clube, às 16h, no estádio Adauto Morais, em Juazeiro/BA, e Altos x Santa Cruz, 19h, no estádio Lindolfo Monteiro, em Teresina.
Último teste do América
O América venceu o São Paulo Crystal por 1 a 0 em jogo-treino realizado na tarde desta sexta-feira (5), na Arena América. O gol do Mecão foi marcado pelo volante Ferreira.
Encerrando a sequência de amistosos na pré-temporada, a atividade teve dois tempos de 45 minutos. Optando por dar minutagem ao elenco, o técnico Marquinhos Santos utilizou 20 jogadores. A equipe inicial atuou com: Dida, Marcos Ytalo, Jansen, Allan, João Lucas, Vini Paulista, Ferreira, Souza, Juliano, Rafinha e Giovani. Na segunda etapa, o treinador Marquinhos Santos utilizou: Norberto, Gustavo Ramos, Custódio, Rodriguinho, Guilherme, Lucas Gabriel, Salazar, Nathan Lourenço e Caio Hones.
A matéria acima das redes sociais do América, mas devo dizer que, diante dos resultados, o América chega muito pressionado para a estreia no Campeonato Potiguar, diante do Santa Cruz. O mesmo São Paulo Crystal foi derrotado pelo Força e Luz de 3 a 1, e o Santa venceu o time elétrico de 3 a 1. Não dizem tudo, mas exemplifica.
Everton Ribeiro no Bahia
O Bahia anunciou neste sábado (6) a contratação de Everton Ribeiro. Após deixar o Flamengo, o meia de 34 anos chega ao Tricolor com contrato válido por duas temporadas, ou seja, até o final de 2025. Após o encerramento de seu contrato com o clube carioca no último dia 31 de dezembro, o meia não chegou a um acordo pela renovação e deixa o Rubro-Negro depois de seis anos e meio. No Bahia, o meia deve receber salários que beiram o milhão de reais por mês. Surreal o futebol.
A morte do Velho Lobo
Mário. Jorge. Lobo. Zagallo. Quatro nomes, quatro Copas do Mundo. Difícil não confundir a história deste alagoano com a do próprio futebol. Tinha em si a mistura do brasileiro quando a linguagem é o esporte bretão: personalidade forte, às vezes até turrão, determinado ao extremo. Tudo com uma grande pitada de superstição em sua paixão desenfreada pelo número 13. Prenúncio de sorte, ele dizia. Um senhor que viajou ao longo de mais de oito décadas e provou sabores e dissabores que o mundo da bola pode proporcionar. Um caminho que ele estava convencido de que fora destinado a cumprir. E o mundo, em parte, a engolir.
"Sou predestinado. Quando o céu está coberto não tem estrela. Agradeço sempre por tudo que conquistei", disse certa vez o "Velho Lobo". Aos 92 anos, nesta sexta-feira (05/01), a lenda do futebol brasileiro deixou a vida para ser definitivamente história, conforme anunciou uma nota de pesar postada em seu próprio Instagram.
Deixe o seu comentário
O seu endereço de email não será publicado