A Campanha de Vacinação Antirrábica 2026 segue em andamento em Natal e reforça aos tutores de cães e gatos a importância de manter a imunização anual dos animais. Mesmo aqueles que já receberam a vacina em anos anteriores precisam ser vacinados novamente para garantir a proteção contra a raiva, doença viral que acomete mamíferos e pode ser transmitida aos seres humanos.
A vacinação é a principal forma de prevenir a doença, considerada de alta letalidade. Por isso, além de disponibilizar o imunizante gratuitamente, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ), adota como principal estratégia a vacinação porta a porta, ampliando o acesso da população e facilitando a imunização dos animais em toda a cidade.
De acordo com o chefe da Unidade de Vigilância de Zoonoses, Luciano Pereira da Silva, a proteção conferida pela vacina precisa ser renovada todos os anos. “A proteção precisa ser renovada anualmente. A vacinação é a forma mais eficaz de prevenir a raiva”, afirma.
Além de proteger cães e gatos, a imunização também é uma importante medida de saúde pública. “A raiva é uma doença grave, com alta letalidade, que pode ser transmitida aos seres humanos. Vacinar os animais é proteger toda a família”, acrescenta Luciano.
Para alcançar a meta de vacinação da campanha, as equipes da UVZ percorrem diariamente os bairros de Natal realizando a imunização diretamente nas residências. “Nossas equipes percorrem os bairros, visitando as residências para vacinar cães e gatos, facilitando o acesso da população à vacina. O objetivo é visitar todos os bairros”, explica.
Durante a visita, os tutores devem receber as equipes e apresentar os animais para que a vacinação seja realizada de forma segura. “É importante receber a equipe, apresentar os animais e colaborar para que a vacinação seja realizada de forma segura e rápida”, orienta o chefe da UVZ.
A campanha segue até o dia 30 de setembro com vacinação porta a porta, postos fixos distribuídos pela cidade e o Dia D de mobilização, programado para 26 de setembro. Podem ser vacinados cães e gatos saudáveis a partir de três meses de idade, desde que não tenham sido submetidos a tratamento farmacológico nos últimos 30 dias e ainda não tenham recebido a vacina antirrábica em 2026.
A campanha é realizada pela Secretaria Municipal de Saúde com o objetivo de ampliar a cobertura vacinal e manter o controle da raiva no município.