A Novo Nordisk, fabricante das “canetas emagrecedoras” Ozempic e Wegovy, anunciou nesta quarta-feira (10/9) a demissão de 9 mil funcionários no mundo todo, o equivalente a 11% da força de trabalho. O corte ocorre após a empresa reduzir, pela terceira vez em 2025, sua previsão de lucro, em meio à concorrência crescente no mercado de medicamentos para diabetes e emagrecimento.
Segundo a farmacêutica dinamarquesa, os desligamentos devem gerar economia de cerca de R$ 7 bilhões até 2026, quantia que será reinvestida no desenvolvimento de novos remédios. Entre os cortes, 5 mil vagas ficam na Dinamarca, onde demissões em massa são incomuns.
Apesar das notícias negativas, as ações da empresa subiram até 3,2% em Copenhague, embora acumulem queda de 60% nos últimos 12 meses. A Novo Nordisk enfrenta concorrência de medicamentos mais potentes, como a injeção experimental CagriSema, e perdeu a liderança do mercado de obesidade nos EUA para a Lilly. Agora, investe no desenvolvimento de uma versão do Wegovy em comprimido.