O lobista Antônio Carlos Camilo Antunes, o Careca do INSS, seria o verdadeiro "dono" da Confederação Brasileira dos Trabalhadores da Pesca e da Aquicultura (CBPA), presidida pelo político potiguar Abraão Lincoln, e que teve o tesoureiro Gabriel Negreiros preso na semana passada. A informação sobre a real "posse" da CBPA foi apontada em reportagem do Jornal Estadão, divulgada nesta segunda-feira (22).
Segundo o texto, as informações surgiram na quinta fase da Operação Sem Desconto, deflagrada na última quinta-feira, 18, para aprofundar as investigações sobre desvios de aposentadorias do INSS. A defesa do empresário afirmou que não iria se manifestar porque não teve acesso aos autos.
De acordo com as investigações, a CBPA arrecadou R$ 99 milhões com descontos indevidos e teve um crescimento expressivo a partir de 2023. A PF afirma que Antônio Camilo e outros dois aliados, que também foram alvos da investigação, seriam os “donos de fato” dessa confederação de pescadores.
Na participação dele na CPMI do INSS, o Careca do INSS confirmou que fez negócios com a CBPA e elogiou a postura de Abraão Lincoln. Relembre nos vídeos abaixo: