O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) intensificou as viagens pelo país nas últimas semanas, em um ensaio para a campanha eleitoral que se avizinha. Em ao menos nove dos 15 primeiros dias de outubro o chefe do Planalto esteve fora de Brasília, cumprindo agenda em seis estados diferentes.
A noticia é do portal METRÓPOLES. O ritmo difere da frequência percebida nos meses anteriores. O Metrópoles comparou dados da agenda oficial do petista na primeira quinzena dos últimos seis meses. O levantamento indica que de maio a setembro, Lula ficou em média 3 dias fora da capital federal — número três vezes menor que o registrado em outubro.
Cabe ressaltar que o levantamento levou em consideração apenas os compromissos domésticos, excluindo portanto, as viagens internacionais realizadas no período.
No recorte analisado, as viagens tiveram foco no anúncio de programas, ações e novos investimentos do governo federal nos estados. As visitas se concentram nas regiões Norte, Sudeste e Nordeste.
No início de outubro, Lula viajou a Belém (PA) para acompanhar os preparativos da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), e inaugurar obras.
Além da intensificação das viagens, Lula aposta em programas com apelo popular para pavimentar o caminho à reeleição. A principal aposta do governo é o projeto de isenção do Imposto de Renda para quem recebe até R$ 5 mil. A expectativa é que a matéria seja votada no Senado e sancionada ainda em outubro.