A Prefeitura do Natal promove, neste sábado (9), uma ação de combate à Leishmaniose Visceral, doença infecciosa de evolução crônica que pode afetar seres humanos e animais, com risco de óbito se não tratada precocemente. A atividade será realizada das 8h às 16h, no Canário Pet Shop, localizado na Av. Mar Mediterrâneo, 872, Conjunto Parque das Dunas, bairro Pajuçara.
A iniciativa é coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ), vinculada ao Departamento de Vigilância em Saúde (DVS), e marca o início da programação do mês de Controle e Combate à Leishmaniose em Natal.
Durante a ação, serão oferecidos testes para detecção da Leishmaniose Visceral em cães, além de vacinação antirrábica para cães e gatos. A equipe da UVZ também realizará atividades educativas sobre arboviroses, esporotricose e cuidados com animais peçonhentos, como forma de ampliar a conscientização da população sobre a saúde animal e prevenção de zoonoses.
A Leishmaniose Visceral é transmitida pela picada do flebotomíneo, popularmente conhecido como mosquito-palha. A transmissão ocorre quando o inseto pica um animal infectado — geralmente cães — e, em seguida, um ser humano, transmitindo o protozoário Leishmania infantum, causador da doença. Não há transmissão direta entre animais e pessoas.
Serviço
Ação de Combate à Leishmaniose Visceral
Data: Sábado, 9 de agosto
Horário: 8h às 16h
Local: Canário Pet Shop – Av. Mar Mediterrâneo, 872, Conjunto Parque das Dunas, Pajuçara