A exemplo do que acontecerá a partir da Copa do Mundo Masculina de 2026, a competição também passará a ter 48 seleções na categoria feminina.
A informação é do GE. A decisão foi tomada de forma unânime durante reunião do Conselho da Fifa. A mudança passa a vigorar a partida da Copa do Mundo Feminina de 2031.
As 48 seleções serão divididas em 12 grupos, e o número total de jogos aumenta de 64 para 104.
"Não se trata apenas de ter mais 16 equipes jogando na Copa do Mundo Feminina da FIFA, mas de dar os próximos passos em relação ao futebol feminino em geral, garantindo que mais Associações-Membro da FIFA tenham a oportunidade de se beneficiar do torneio para desenvolver suas estruturas de futebol feminino de um ponto de vista holístico", disse Gianni Infantino, presidente da Fifa.
Além da declaração de Infantino, uma nota oficial foi divulgada pela FifPro. Leia abaixo:
"Em princípio, a FIFPRO acolhe com satisfação a expansão da Copa do Mundo Feminina da FIFA, pois reflete o crescimento global do futebol feminino. No entanto, o apoio das jogadoras depende de uma tomada de decisão inclusiva e de um planejamento cooperativo que respeite todas as partes interessadas. É fundamental que o desenvolvimento global das competições femininas seja acompanhado pela melhoria das condições de trabalho e pelo avanço das jogadoras, bem como pelo desenvolvimento nas camadas mais baixas da pirâmide. Este é o único caminho para a verdadeira sustentabilidade, expansão e progresso".
A próxima Copa do Mundo Feminina está marcada para 2027, no Brasil. A competição será disputada por 32 seleções, e as sedes já estão definidas.