A polícia migratória dos Estados Unidos (ICE) prendeu nesta segunda-feira (15) o brasileiro Felipe Linares De Oliveira Dell Aquilla, conhecido como “Don”, apontado pelas autoridades como ex-chefe das facções PCC e Comando Vermelho.
Segundo o ICE, o brasileiro era alvo de ordem de captura internacional expedida pela Interpol a pedido do Brasil, sob acusações de associação criminosa e extorsão. Ele foi localizado durante uma fiscalização de trânsito na cidade de Mooresville, na Carolina do Norte.
De acordo com as autoridades americanas, Dell Aquilla tentava fugir de carro em direção ao México quando iniciou uma tentativa de escapar da abordagem. A perseguição terminou após um acidente, que permitiu sua captura.
O comunicado do ICE afirma ainda que a esposa do brasileiro estava sendo mantida contra a própria vontade dentro do veículo. Durante a ação, os agentes apreenderam uma arma de fogo, dinheiro em espécie e aparelhos celulares.
No fim de maio, os Estados Unidos classificaram o PCC e o Comando Vermelho como organizações terroristas. As duas facções, surgidas no sistema prisional brasileiro, são apontadas pelas autoridades como algumas das principais organizações criminosas ligadas ao narcotráfico e ao crime organizado na América Latina. Blog do BG.