A Prefeitura do Natal, por meio de ação coordenada pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), já retirou cerca de 38 mil toneladas de resíduos das redes de drenagem desde o início dos trabalhos, em janeiro de 2025. O serviço é realizado de forma contínua em todas as regiões do município.
As equipes atuam diariamente com oito caminhões ultra vac-all e ultra vac-all recicladores, com capacidade de 20 m³ e 15 m³, além de duas equipes responsáveis pelo mapeamento robótico das estruturas do sistema de drenagem. As ações contribuem para a recuperação operacional da drenagem urbana, por meio de frentes integradas de limpeza, desobstrução e remoção de resíduos.
Ao todo, aproximadamente 38 mil toneladas de resíduos já foram retiradas das galerias pluviais ao longo de cerca de 412 quilômetros da rede de drenagem do município, refletindo diretamente na redução dos pontos de alagamento. Além das redes, mais de três mil bocas de lobo e mais de 550 poços de visita passaram por serviços de limpeza, garantindo a captação das águas pluviais de forma mais segura e eficiente. Paralelamente à limpeza, o sistema de videomonitoramento robotizado permitiu o mapeamento de mais de 125 quilômetros de redes de drenagem, ampliando a base de dados do município.
Para a secretária municipal de Infraestrutura, Shirley Cavalcanti, o serviço tem gerado benefícios significativos para a cidade. “O trabalho de desobstrução das redes de drenagem é um dos grandes avanços que a gestão municipal tem proporcionado à população. Com mais de 400 quilômetros da rede limpa, é possível perceber o empenho em mitigar os alagamentos causados por obstruções indevidas”, destacou.
Além da limpeza, os serviços identificaram cerca de 191 ligações clandestinas de esgoto na rede de drenagem, um problema que compromete o funcionamento do sistema, projetado exclusivamente para receber águas pluviais. As ocorrências foram devidamente registradas e encaminhadas para a adoção das medidas administrativas e operacionais cabíveis.