Com o fim do empréstimo ao Lyon, Thiago Almada voltou a ser jogador do Botafogo, nesta terça-feira (1º). No entanto, o argentino não deve retornar ao futebol brasileiro.
A informação é do Metrópoles. O objetivo do atleta é se manter no futebol europeu. A ideia inicial é ficar no Lyon, mas a situação atual do clube, rebaixado para a Segunda Divisão da França por irregularidades em relação ao fair play financeiro, dificultam o acerto.
Caso a punição ao clube se mantenha, Almada pode ser vendido pela Eagle Football, empresa de John Textor e que comanda Lyon e Botafogo, para outra equipe da Europa.
Crise no Lyon
Tradicional equipe do futebol francês, Lyon foi rebaixado para a segunda divisão pela Direção Nacional de Controle e Gestão (DNCG) da Liga de Futebol Profissional da França (LFP). Segundo a entidade, o clube atravessa uma crise financeira. A denúncia gira em torno de um rombo financeiro de 25,7 milhões de euros (aproximadamente R$ 157 milhões na cotação atual) ao fim da temporada 2023/24.
Sob o comando de John Textor, o Lyon não conseguiu equacionar a dívid., A perda de receitas elevou a dívida para cerca de 500 milhões de euros (valor próximo a R$ 3 bilhões).
Organizadas do Lyon protestaram contra John Textor.
O Lyon voltou a aparecer no planejamento da liga nacional como clube da primeira divisão da França. Além disso, também está como participante da Liga Europa. No entanto, a equipe precisa reverter a decisão do DNCG.
Diante de toda a crise, Textor renunciou ao comando do clube, embora continue dono. Michele Kang assumiu o cargo de presidente, enquanto Michael Gerlinger é o novo CEO.