A Polícia Federal no Rio Grande do Norte deflagrou, nesta quarta-feira (22), a Operação Horizonte, com o objetivo de combater a extração e comercialização ilegal de minério do tipo quartzito na região de Parelhas, no Seridó potiguar.
A ação contou com a participação de oito policiais federais, que cumpriram dois mandados de busca e apreensão no município. Cerca de R$ 60 mil em quartzito extraído de forma irregular foram apreendidos durante a operação.
O nome da operação faz referência à Serra do Horizonte, que abrange a área investigada, e simboliza também a necessidade de mudança de perspectiva quanto à forma de exploração dos recursos naturais na região.
As investigações apontam que o quartzito estava sendo extraído ilegalmente em áreas próximas a Parelhas/RN e, em seguida, revendido a empresas privadas, sendo inclusive utilizado em obras públicas. A atividade ocorria sem as devidas licenças ambientais e em desacordo com a legislação vigente, caracterizando crime ambiental e econômico.
Os investigados poderão responder pelos crimes de extração e exploração mineral ilegal, cujas penas podem chegar a seis anos de reclusão, além de outras sanções previstas na legislação ambiental e penal brasileira.
A Polícia Federal seguirá com as investigações para identificar outros envolvidos no esquema e apurar o destino do material ilegalmente comercializado.