O Sistema de Alerta Rápido sobre Drogas (SAR), identificou pela primeira vez a circulação de três novas substâncias no país. O boletim foi divulgado na quinta-feira (11) pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública.
Duas das drogas foram encontradas em um produto industrializado estrangeiro, chamado Magic Mushroom Gummies, da marca TRE Hoouse. Segundo o SAR, essas substâncias já circulam em países como Chile, Canadá e Bélgica. A identificação no Brasil foi realizada pela Polícia Científica de Santa Catarina, com apoio da Polícia Federal.
A terceira droga, N-pirrolidino protonitazeno, um opioide sintético da classe dos Nitazenos, foi detectada após exame de um paciente que relatou ter consumido álcool junto com um comprimido. O caso foi investigado pelo Laboratório de Toxicologia Analítica e pelo Centro de Informação e Assistência Toxicológica de Campinas (CIATox-Campinas).
Em nota, a secretária de Políticas sobre Drogas e Gestão de Ativos, Marta Machado, destacou a rapidez do processo: “Em 19 dias conseguimos notificar e incluir as substâncias nos controles nacionais. Com o SAR, reforçamos o controle das substâncias que circulam, fundamental tanto no enfrentamento aos mercados ilegais quanto na prevenção em políticas sobre drogas”.
O SAR permite que qualquer pessoa envie notificações sobre novas substâncias pelo e-mail [email protected], com relatos detalhados que auxiliem na avaliação dos casos.
Bárbara Cabellero, diretora de Pesquisa, Avaliação e Gestão de Informações do SAR, ressaltou a importância do monitoramento contínuo: “Esse acompanhamento é essencial para orientar políticas públicas, preparar hospitais e equipes de atendimento e dialogar com a sociedade civil”.
Com informações do O Globo